Novo setor hoteleiro em discussão

O projeto de criação de um Setor Hoteleiro na 901 Norte, vetado em 2011 pelo Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional (Iphan) entrou novamente em pauta no Conselho de Planejamento Territorial do DF.

O estudo faz parte do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) da Secretaria de Habitação (Sedhab). Ele prevê, entre outras mudanças, uma readequação no projeto para que não afete o tombamento da capital e que permita a construção de hoteis na área em questão.

O Iphan sempre foi contra o projeto, porém abriu uma brecha permitindo que os novos prédios tenham uma altura máxima de 9,5 metros, contrariando os planos da Terracap, que sugere 65 metros e, também, da Sedhab, que propôs prédios com 45 metros de altura. A reunião ordinária, na sede da Sedhab, quando os conselheiros votariam os pontos do projeto a serem encaminhados à Câmara Legislativa, foi adiada para 4 de outubro.

Interesse da cidade

No caso da 901 Norte, o Iphan é contrário à ocupação com relação aos índices urbanísticos propostos no projeto. O presidente substituto da Sedhab e Secretário de Habitação, Geraldo Magela, considera de suma importância a implementação do projeto e avalia que a questão, se aprovada, será benéfica a todos.