China lança dois satélites para sistema de navegação independente

A China lançou nesta quinta-feira (20) com sucesso mais dois satélites integrantes do sistema Bússola (Compass, ou "Beidou" em chinês), o sistema de navegação e posicionamento por satélites desenvolvidos pelo país.

Os 14º e 15º satélites do sistema Beidou foram lançados a bordo do foguete portador Longa Marcha-3B às 3h10 (horário de Pequim) do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na Província de Sichuan, sudoeste da China.

Depois que começou a oferecer serviços sobre uma base de teste em 27 de dezembro de 2011, o sistema Beidou permaneceu estável e seus serviços aumentaram e melhoraram, disse um porta-voz do Escritório de Navegação de Satélites da China.

O sistema foi utilizado em transporte, previsão do tempo, indústria de pesca, silvicultura, telecomunicações, vigilância hidrológica e mapeamento, segundo o porta-voz.

A China começou a construir o sistema Beidou em 2000 a partir de um sistema de posicionamento experimental baseado em dois satélites para deixar de ser dependente do GPS norte-americano e criar seu próprio sistema de navegação antes do final de 2012.

O sistema de posicionamento e navegação global por satélite será completado em 2020 e contará com 30 satélites orbitando a Terra.

Fonte: Rádio Internacional da China