Câmara Distrital aprova aumento de taxas

Os deputados distritais aprovaram ontem os projetos do Executivo que aumentam taxas de serviços públicos.

A Taxa de Limpeza Pública (TLP), cobrada junto com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), sofrerá reajuste de 7,52% e a Contribuição de Iluminação Pública (CIP), incluída na conta de luz, sobe em 8%. Os reajustes, que valem para o próximo ano, agora seguem para sanção do governador Agnelo Queiroz (PT).

No ano passado, as taxas foram reajustadas em 7,39%, com base no INPC dos últimos 12 meses, como manda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) porque o governo não mandou os projetos de reajuste para Câmara Legislativa do DF.

A justificativa do governo para o aumento acima da inflação de 5,24% dos últimos 12 meses é a inclusão da isenção para as residências que consomem até 80 KWh de energia. O governo estima que 420 mil pessoas serão beneficiadas pela medida.

Até mesmo deputados da oposição votaram pelo reajuste proposto pelo governo. "Levei em consideração o número de pessoas beneficiadas pela isenção", justificou a deputada Liliane Roriz (PSD).

O governo esperar aumentar a arrecadação em R$ 294 milhões de reais com o reajuste das taxas. O deputado Wasny de Roure (PT), líder do governo, afirmou que os recursos serão aplicados em melhorias para a cidade.