Cinema: o Festival de Brasília e a Ditadura Militar

A ditadura teve muitos reflexos para o cinema no Brasil e em Brasílai não foi diferente. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que neste ano complet 45 edições, foi suspenso três vezes: em 1972, 1973 e 1974.

Por Joanne Mota, da Rádio Vermelho com Rádio Agência Nacional

Os motivos da interrupção nunca foram esclarecidos, mas o festival já era considerado um espaço de discussões e polêmicas, além de reunir intelectuais e revolucionários do cinema. Em declaração, o professor e cineasta Ruy Guerra lembra que dentre as consequências dessa repressão está o perseguição ao movimento do Cinema Novo pela ditadura.

Para Vítor Ortiz, secretário executivo do Ministério da Cultura, historicamente, os festivais de cinema do país se firmaram como referência importante para a população. Ele acrescentou que, no caso do Festival de Brasília, esse significado produz reflexos ainda maiores sobre a produção audiovisual do país.

“O Festival de Brasília não é apenas tradicional, mas tradicional e inovador, o que faz com que seja um dos mais importantes do Brasil, pela grande participação e repercussão que sempre alcança. É um espaço importante que dá visibilidade à produção audiovisual brasileira”, avaliou

Acompanhe a integra do especial 'Cinema: o Festival de Brasília e a ditadura militar':