China destaca encontro de líderes chineses e europeus

O vice-chanceler chinês, Song Tao, falou nesta segunda-feira (17) da importância do 15º encontro entre líderes chineses e europeus. O evento ocorrerá de quinta a sexta (20 a 21), em Bruxelas, na Bélgica. O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, vai participar da reunião.

"Será a décima vez que Wen Jiabao participará da reunião. Nos últimos dez anos, o desenvolvimento das relações sino-europeias foi visível. As duas partes estabeleceram mecanismos de diálogo e cooperações em diversas áreas e de diferentes níveis. As relações entre China e Europa são marcadas pelo benefício recíproco."

Segundo Song Tao, o encontro periódico entre líderes chineses e europeus começou em 1998 e vem desempenhando um papel estratégico para orientar o desenvolvimento das relações entre ambos.

O premiê chinês, Wen Jiabao, teve sua primeira participação no encontro já em 2003, ano em que assumiu como primeiro-ministro. Desde então, ele testemunhou todo o desenvolvimento das relações sino-europeias. Esta será a sua última participação no evento durante o mandato.

A China e a União Europeia estabeleceram um mecanismo de cooperação que engloba o encontro periódico de líderes, o diálogo econômico e comercial, o diálogo estratégico e o intercâmbio cultural de alto nível. Com isso, o comércio bilateral atingiu US$ 560 bilhões em 2011. A União Europeia é o maior parceiro comercial da China pelo oitavo ano consecutivo, enquanto o país asiático é o segundo maior parceiro comercial do bloco.

As relações bilaterais mantêm uma boa tendência de desenvolvimento. Há uma crescente demanda para o aprofundamento dos laços entre as duas partes. Ao mesmo tempo, o impacto negativo provocado pela crise da dívida soberana europeia está se acentuando.

Devido a tudo isso, o 15º encontro entre líderes chineses e europeus terá como tarefa principal resumir as experiências e programar o futuro. Segundo o vice-chanceler chinês, Song Tao, a China espera atingir três metas:

"Esperamos que este encontro eleve a confiança mútua e emita um sinal positivo para o futuro das relações sino-europeias. Ao mesmo tempo, queremos elaborar uma programação para as cooperações bilaterais em todas as áreas, partindo de um ponto de vista estratégico e de longo prazo. Queremos também um tratamento adequado para as divergências existentes."

Song Tao revelou também que Wen Jiabao participará do encontro ao lado do presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. O premiê chinês ainda deve comparecer à 8ª Cúpula de Indústria e Comércio Sino-Europeia. É previsto que as duas partes assinem acordos nas áreas de ciências e tecnologia, anti-monopólio e desenvolvimento sustentável.

Song Tao comentou também sobre as divergências existentes entre a o país asiático e os europeus.

"A China se opõe firmemente ao protecionismo de qualquer forma. A crise financeira e a crise de dívida soberana já exerceram impactos suficientes às economias chinesa e europeia. Neste momento, a melhor maneira de enfrentar os desafios é a cooperação entre os dois lados. Uma guerra comercial não é interessante para ninguém."

Fonte: Rádio Internacional da China