Assembleia Geral da ONU inicia novo ano de trabalho

Os 193 Estados membros das Nações Unidas começam nesta terça-feira (18) um novo ano de trabalho da Assembleia Geral arrastando uma pesada corrente de problemas pendentes que tem na Síria o seu primeiro elo.

O 67º período ordinário de sessões do órgão máximo da ONU começa nesta terça-feira (18) sob a presidência do ex-chanceler sérvio Vuk Jeremic, que substitui o catarense Nassir Abdulaziz Al-Nasser.

A primeira jornada contará com um discurso inaugural do secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, e prosseguirá com a eleição dos vice-presidentes do foro e dos integrantes das mesas das principais comissões.

Esses organismos são os dedicados aos temas de desarmamento e segurança internacional, economia e finanças, assuntos sociais, humanitários e culturais, questões administrativas, orçamentárias e legais e descolonização.

Ao encerrar na segunda-feira (17) o 66º período de sessões, o titular da ONU destacou o papel da Assembleia Geral no tratamento da situação na Síria diante da impossibilidade de adotar acordos nessa matéria por parte do Conselho de Segurança.

Depois da semana inicial de trabalho a Assembleia Geral realizará entre a próxima terça-feira (25) e 1º de outubro, o debate general anual, para o qual está anunciada a presença de mais de 80 chefes de Estado e 42 chefes de governo, de acordo com a lista preliminar divulgada.

Como é tradicional desde que a ONU foi fundada, cabe ao Brasil fazer o pronunciamento de abertura dos debates.

O programa de 2013-2014 está dividido em nove títulos dedicados à promoção do crescimento econômico e do desenvolvimento sustentável e a manutenção da paz e da segurança internacional.

Também sobre o desenvolvimento da África, direitos humanos, assistência humanitária, justiça e direito internacional, desarmamento, fiscalização de drogas, prevenção do delito, luta contra o terrorismo internacional e assuntos administrativos e de organização.

Prensa Latina