Chefe militar dos Estados Unidos viaja à China

As autoridades chinesas receberão nesta segunda-feira (17) o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, com uma grande quantidade de objeções devido à atual expansão militar norte-americana na vizinhança da China.

O chefe do Pentágono realizará sua primeira visita a Pequim desde que assumiu o cargo em julho de 2011, num momento em que o governo de Barack Obama reforça suas posições militares em países próximos à China na região da Ásia-Pacífico, como Filipinas, Indonésia e Cingapura.

A reposição de tropas, aviões e unidades navais estadunidenses na região despertou sérias suspeitas do governo chinês de que esses movimentos do Pentágono estariam direcionados ao objetivo de estender um cordão militar para conter o país.

Autoridades governamentais em Washington dizem em público que todo esse movimento corresponde a uma reacomodação global de suas forças, depois da retirada das tropas do Iraque e dos planos de fazer o mesmo no Afeganistão.

Contudo, em meios diplomáticos em Pequim predomina a opinião de que Panetta terá momentos difíceis em sua visita quando tratar de convencer os chefes militares chineses de que o fortalecimento militar dos Estados Unidos na região não se volta contra seu país.

Redação do Vermelho, com Prensa Latina