Cajucultura no Piauí cresceu 30 mil hectares em 12 anos

Reunião da Câmara Setorial da Cajucultura debate Plano do Desenvolvimento Sustentável.

Representantes da Câmara Setorial da Agricultura estiveram reunidos durante esta quinta-feira (13), no Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). A reunião teve como objetivo discutir a validação do Plano do Desenvolvimento Sustentável da Cajucultura do Piauí, tendo sido conduzida pelo Consultor em Economia Rural da Codevasf, Mavignon França.

Durante a reunião, foram apresentados dados referentes à cajucultura piauiense, a qual, segundo estimativas, correspondem a 20% da produção da Região Nordeste. Por sua vez, foram apresentadas no encontro expectativas para novos cenários referentes à produção de caju no Piauí, nos quais estão inseridos tópicos como a consolidação do caju como alimento funcional e saudável e a expansão do mercado interno da amêndoa da castanha de caju.

Ainda conforme os dados apresentados houve um crescimento de aproximadamente 30 mil hectares entre 2000 e 2012. De acordo com Mavignon França, foram realizados diversos estudos, a fim de elaborar o Plano de Desenvolvimento Sustentável para a Cajucultura do Estado do Piauí.

“A cajucultura piauiense, após a criação da Câmara Setorial, passou a ter governança e, consequentemente, a crescer de forma contínua. O Plano de Desenvolvimento que está sendo financiado pela Codevasf , ao passo que tem o apoio de instituições parceiras como a SDR, representa um marco de referência para a atuação da Câmara Setorial da Cajucultura do Piauí”, destacou o Consultor em Economia Rural da Codevasf.