SSA: Grupo LGBT protesta contra honraria a Silas Malafaia

O Fórum Baiano LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) enviou um ofício à Câmara de Salvador repudiando a decisão da Casa de conceder o título de cidadão soteropolitano ao pastor da Igreja Assembléia de Deus Vitória em Cristo, Silas Malafaia, tido pela comunidade gay como um inimigo da causa por tecer críticas à homossexualidade. A vinda do religioso está marcada para o próximo dia 27 e promete movimentar a sede do parlamento municipal, na Praça da Sé.

O documento foi direcionado ao presidente Pedro Godinho (PMDB) e é assinado em nome de mais de 70 entidades de direitos humanos e de defesa da liberdade de orientação sexual e identidade de gênero. “A entrega desse título é uma afronta aos direitos humanos e aos direitos da comunidade LGBT porque o pastor defende ideias atrasadas e que , infelizmente, têm se consolidado”, afirma Juremar de Oliveira, que é ligado ao fórum.

Através da internet, o grupo baiano ainda mobiliza usuários do Facebook e do Twitter para tumultuar a cerimônia de titulação e, assim, tentar impedir que o certificado seja entregue. Além disso, os internautas estão utilizando a página da Câmara para postar mensagens de contrariedade e pedidos de cancelamento da sessão.

“Acho difícil que essa decisão seja revista, mas, de qualquer forma, a mobilização da comunidade no dia da entrega é importante para que a nossa posição contrária seja expressada. Um mínimo de constrangimento deverá ser feito”, defende Juremar.

A honraria concedida ao pastor é uma proposta do vereador Heber Santana (PSC), que é membro da Igreja Batista Missionária da Independência e integra a bancada evangélica da Câmara.

De Salvador,
Erikson Walla