Ronda Cidadão e patrulhamento urbano unificam atendimento

Ação é unificada na capital. Expansão do Ronda Cidadão para os municípios de Piripiri e Floriano deve acontecer no mês de outubro.

Com o intuito de otimizar o trabalho realizado pelos policiais, o Comando Geral da Polícia Militar no Estado está implantando um projeto de unificação do Programa de Policiamento Comunitário Ronda Cidadão com os módulos de patrulhamento urbano em Teresina. O projeto piloto está sendo executado a partir do 5º Batalhão de Polícia, localizado na zona Leste da capital. Com a medida, os policiais de ambos os segmentos passam a atuar de forma conjunta, ampliando as ações de segurança junto à população.

De acordo com o tenente coronel Raimundo Sousa, comandante do Ronda Cidadão na capital, a integração das policias tem como meta a otimização dos serviços de segurança pública no Piauí, aproximando ainda mais a polícia da comunidade. “Além de proporcionar mais segurança para a população, queremos nos antecipar em relação aos crimes para que as ocorrências sejam evitadas”, explica.

Para tanto, o Comando da Polícia Militar realizará cursos de atualização para os policiais, visto que eles precisam se adequar aos parâmetros exigidos pelo policiamento comunitário. Os treinamentos devem começar no próximo dia 23 de setembro, contemplando 80 policiais, dos quais 40 pertencem ao 5º Batalhão, onde está sendo desenvolvido o projeto piloto do programa. O curso tem duração de 119 horas/aula e será aplicado nos turnos manhã e tarde.

“Durante as aulas, os policiais vão ser capacitados em relação às normas de trânsito, condução de veículos de policiamento, filosofia do policiamento comunitário, abordagem policial, busca e apreensão, entre outras capacidades”, enumera o tenente coronel Raimundo Sousa.

Expansão do Ronda em Piripiri e Floriano

Além da intensificação do policiamento comunitário em toda a capital, o Ronda Cidadão será implantado nos municípios de Piripiri e Floriano ainda no mês de outubro. Para ambas as cidades serão destinadas duas viaturas, bem como um contingente de 20 policiais treinados para atuar junto à população. Inicialmente, o quadrante do Ronda atuará na cobertura ostensiva de seis a oito bairros, previamente escolhidos nos municípios. “A última etapa a ser executada é a aquisição das viaturas”, complementa o comandante Raimundo Sousa.