Um depoimento esclarecedor de um exilado chileno sobre o 11/9

O diretor inglês Ken Loach é um dos cineastas quem compõem o filme imperdível "11’09″01", de 2002. A obra reúne 11 curtas, sendo cada um com 11 minutos, 9 segundos e 1 décimo de duração, de 11 diretores, de 11 países diferentes, como Alejandro González-Iñárritu, Amos Gitai, Sean Penn, entre outros. Em sua versão para o 11 de Setembro, Loach mantém seu perfil de retratar as injustiças sociais.

A partir de uma carta, escrita por um exilado político chileno, em Londres, para familiares de vítimas do 11 de Setembro dos Estados Unidos, vem à tona a história do Chile da década de 1970, quando o governo de Salvador Allende lutava para implementar suas reformas populares após ter vencido as eleições de 1970, na sua quarta tentativa de assumir a presidência.

Naquele 11 de setembro, Allende e o povo chileno foram vítimas de um golpe de Estado patrocinado pelos militares, apoiado pelos Estados Unidos, e pedido pelas famílias ricas e de classe média alta, de orientação fascista, como segue sendo até hoje. Quando essas intervenções imperialistas vão terminar?

A resposta pode estar no curta de Ken Loach:

Da redação