Iniciativa para construir e melhorar prédios escolares

O Governo do Distrito Federal planeja permitir que empresas interessadas em comprar terrenos públicos possam utilizar como contrapartida a construção de novas escolas. O anúncio foi feito ontem pelo governador Agnelo Queiroz durante cerimônia de posse dos novos diretores das escolas públicas do DF.

O objetivo é fazer parcerias com a iniciativa privada para ampliar o número de unidades de ensino integral no DF. Segundo Agnelo, o Executivo deve enviar em breve para a Câmara Legislativa um projeto de lei com a medida.

Agnelo anunciou também que até o final da semana deve liberar R$ 40 milhões do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) para serem utilizados em reparos emergenciais nas escolas da rede pública ao longo dos seis meses que faltam para a conclusão do semestre letivo. A verba é maior do que no ano passado, quando R$ 31 milhões foram utilizados nos consertos.

Outra medida que será adotada pelo governo é a publicação de uma portaria determinando que as 106 escolas da rede pública com mais de 300 alunos tenham um supervisor a mais para ajudar nas atividades pedagógicas.

Responsabilidade

Ontem, 626 diretores escolhidos na primeira eleição da rede de ensino do DF assumiram o cargo. A nova diretoria cumprirá mandato até o final de 2013. "Os eleitos têm um compromisso com a sociedade e uma responsabilidade muito maior", disse Agnelo durante a posse dos diretores.

Já em outras 26 unidades de ensino, o processo eleitoral terá que ser refeito por causa de problemas na votação ou falta de chapas.