Lula sobe no palanque de Vanessa Grazziotin no dia 20

O Instituto Lula confirmou, na última sexta-feira (7), a presença do ex-presidente da República na campanha da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), candidata à Prefeitura de Manaus. A data é 20 de setembro, uma quinta-feira. O ex-presidente Lula participará de comício na Zona Norte ou Leste de Manaus e fará reunião com a base aliada.

Já a participação da presidenta Dilma Rousseff ainda não é confirmada pelo Palácio do Planalto, mas o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, garante: “A presidenta Dilma nos assegurou que viajará a Manaus para participar da campanha. Só não falou quando”, declarou o dirigente comunista ao jornal Correio Braziliense.

Em solo amazonense, Lula vai participar de um comício ou na Zona Norte – onde Vanessa perde para o adversário direto, Artur Neto, do PSDB – ou na Zona Leste, reduto eleitoral onde a candidata da coligação Melhor para Manaus vence o tucano, de acordo com a primeira pesquisa A Crítica/Action divulgada no último dia (2).

Além do palanque de Vanessa, Lula vai realizar uma reunião política com todos os candidatos da coligação, que reúne oito partidos. Além do PCdoB e PT, fazem parte da aliança o PSD, PMDB, PP, PSL, PTN e PV. Somente o PTB, do candidato Sabino Castelo Branco, está fora da coligação. O deputado federal reivindica a presença de Lula e Dilma no palanque dele sob o argumento de que o partido também faz parte da base aliada do governo no Congresso.

Se a agenda de Dilma Rousseff, em Manaus, for mesmo confirmada, ela deverá aproveitar a visita para compromissos institucionais (durante o dia) e à noite subirá no palanque de Vanessa e Vital Melo. A assessoria da candidata também informa que a presidente vai gravar programas de rádio e TV para o horário eleitoral.

União antitucano

Reportagem do Correio Braziliense, o primeiro grande jornal nacional a adiantar que Dilma irá a Manaus dar uma força à candidatura de Vanessa Grazziotin, afirma que a presidenta da República agiu diretamente na construção da candidatura da senadora do PCdoB. Dilma teria negociado com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e com o governador Omar Aziz (PSD), para que todas as forças se unissem na tentativa de derrotar o candidato do PSDB, Artur Neto, arqui-inimigo/adversário do Palácio do Planalto.

Até agora, Dilma Rousseff só confirmou presença, no primeiro turno das eleições (7 de outubro), na cidade de São Paulo, para apoiar a candidatura de Fernando Haddad; e em Belo Horizonte, com a intenção de alavancar o nome de Patrus Ananias, ambos do PT.

Dentre todas as candidaturas do PT, a presidente Dilma já gravou participação nos programas eleitorais de três candidatos a prefeito da base aliada: Patrus Ananias (PT-BH), Eduardo Paes (PMDB-RJ) e Fernando Haddad (PT-SP), cidades estratégicas para a reeleição dela em 2014. A outra previsão é marcar presença na candidatura de Vanessa Grazziotin. Hoje, o PT lidera a disputa em apenas duas capitais: Goiânia (Paulo Garcia) e em Rio Branco (Marcus Alexandre).

Fonte: A Crítica