Discussão no Congresso do Carnaval traz benefícios para Salvador

O Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador foi palco do 8º Congresso do Carnaval, que tinha o objetivo de definir um novo modelo para a festa popular. Além dos prefeituráveis, participaram representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, outros parlamentares e acadêmicos. Durante três dias, as discussões foram acerca da sustentabilidade, o papel do Conselho Municipal do Carnaval e a Lei Orgânica de Salvador. Na oportunidade, os candidatos apresentaram os planos para o evento.

Para a vereadora Olívia Santana, vice de Nelson Pelegrino, a discussão sobre o tema é muito importante para conhecer o que os setores de organização do evento pensam a respeito. De acordo com Olívia, a ideia é acolher as contribuições do Congresso e inserir no plano de governo.

“A partir daí, podemos repensar o Carnaval, tornando-o mais rico, com serviços qualificados e mais democrático. Temos que garantir a participação de todos, não só de quem pode pagar. Todo mundo tem o direito a curtir”. Um dos destaques foi a necessidade de manter a maior manifestação popular da Bahia como referência no mundo.

Ela considera a criação de mais um circuito, o do Comércio, batizado de Afródromo, iniciativa dos artistas Carlinhos Brown e Vovô do Ilê, mais uma alternativa para os blocos e foliões. “Foi uma mudança que veio de quem vive o Carnaval, não de cima para baixo. O que é muito diferente. Isso não quer dizer que os blocos afros vão ser discriminados, mas valorizados. É uma opção a mais”.


Vistoria

Nesta terça-feira (11/09), engenheiros da Defesa Civil de Salvador (Codesal) vão realizar mais uma vistoria no Comércio, onde deve ser implantado o Afródromo – novo circuito do Carnaval, direcionado aos blocos. Na semana passada, foi feita a inspeção inicial da área junto a outros órgãos municipais. De acordo com a Codesal, será feito agora o levantamento dos riscos.

De Salvador,
Maiana Brito