Piancastelli exonerado da Secretaria da Fazenda

O governo do Distrito Federal muda o chefe de uma das mais importantes pastas, a secretaria da Fazenda. Marcelo Piancastelli ficou no cargo por menos de um ano, e foi exonerado na noite desta segunda-feira .

Interinamente o secretário-adjunto, Ronaldo Camillo, assume a secretaria. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça-feira 4. Entre os possíveis nomes para substituição é o secretário-adjunto da Casa Civil, Afonso Almeida. O porta-voz do GDF, Ugo Braga, garantiu que nenhum projeto da pasta será prejudicado com a mudança.

O estopim para a demissão teria sido o não cumprimento do prazo para a elaboração de um decreto sobre alteração tributária. A norma que deve adiantar o pagamento de impostos deveria ter sido entregue na sexta-feira 31.

Segundo matéria da jornalista Ana Maria Campos, do Correio Braziliense, havia ainda um conflito sobre a política fiscal para o empresariado. Piancastelli queria um decreto que retirava benefícios fiscais da construção civil e atacadistas. O ex-secretário via na medida uma forma para aumentar a arrecadação e assim cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.O governador Agnelo Queiroz não concordava com esta mudança.

Antes de assumir a secretaria da Fazenda, Piancastelli era presidente da Terracap por indicação do PMDB do vice-governador Tadeu Filippelli e do deputado federal Luiz Pitiman.

Confira, na íntegra, a nota do GDF:

NOTA À IMPRENSA

Brasília, 4 de setembro de 2012 – O Governo do Distrito Federal informa:

O secretário de Estado de Fazenda, Marcelo Piancastelli, foi exonerado do cargo na noite de segunda-feira, 3 de agosto, por determinação do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

A decisão foi tomada devido a uma divergência quanto à execução de uma medida tributária. O secretário-adjunto de Fazenda, Ronaldo Camilo, assume o posto interinamente, até a nomeação do novo titular.