Amazônia: uma das regiões mais ricas do mundo

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo com a maior biodiversidade, logo merece um dia em sua homenagem, assim, no dia 5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, patrimônio nacional.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

É uma data voltada para a conscientização da população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente. Além da riqueza de vida (vegetal e animal), a Amazônia é rica em rios, lagos e diversos recursos naturais. Toda esta riqueza e beleza devem ser preservadas para as futuras gerações. A exploração dos recursos da Amazônia deve ser feita de forma sustentável, ou seja, sem agredir a natureza.

E para marcar essa data, a Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves realizara nesta quarta-feira (5) o projeto “Pará da Amazônia”, que será realizada na Praça do Artista e no Hall Ismael Nery, em Belém. O evento será realizado das 14h às 22h30 e reunirá diversos elementos da cultura paraense como literatura, mostra de audiovisuais, contação de histórias, dança circular, além de shows como do teatro de bonecos.

Em entrevista à Rádio Vermelho, Lucinha Bastos, diretora de interação cultural da Fundação, falou sobre a importância da data e sobre seu simbolismo em um ano de Rio+20. "Para conscientizar a população sobre a importância da Floresta Amazônica Brasileira foi criado o dia da Amazônia. Esta data comemorativa pretende promover a preservação ambiental e sustentabilidade da floresta amazônica brasileira, além de uma fiscalização mais rígida na região para diminuir a destruição e desmatamento da região", explicou a agente cultural.

Sobre

A Floresta Amazônica está localizada na Região Norte do Brasil, e possui uma área de cerca de 5,5 milhões de km². Fazendo parte de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, é a maior floresta tropical úmida do planeta e com a maior biodiversidade. No Brasil, a Amazônia Legal se estende por nove estados brasileiros: Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre, Amapá, Maranhão, Tocantins e parte do Mato Grosso, representando mais de 61 % do Território Nacional. O Amazonas é o maior estado da Amazônia e também do Brasil, com mais de 1,5 milhão de km². Muito maior que vários países da Europa como Portugal, Inglaterra, Holanda ou Alemanha, por exemplo.

Ouça especial da Rádio Vermelho sobre o Dia da Amazônia: