Incentivo à produção e mercado de peixe

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, abriu nesta segunda-feira, a 9ª edição da Semana do Peixe no Distrito Federal.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, abriu nesta segunda-feira, a 9ª edição da Semana do Peixe no Distrito Federal. A campanha nacional, com slogan “Pescado: dá água na boca e faz bem pra saúde”, foi lançada no Mercado de Peixe de Brasília, nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), e segue até o dia 17 de setembro, com o objetivo de incentivar o consumo de pescado.

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), cada brasiliense consome, em média, 14kg de peixe por ano. Essa quantidade é maior que a média nacional, de 9kg, e também supera o consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde – 12kg de pescado por ano.

Agnelo Queiroz afirmou que a iniciativa terá grande importância para impulsionar ainda mais o mercado de peixes da capital. “Produzimos somente 15% do que consumimos e, com essa parceria, vamos aumentar o número, com qualificação profissional dos produtores e incentivo ao consumo de peixes para baratear os preços” declarou o governador.

Para ampliar a distribuição de alevinos e garantir qualificação profissional aos que trabalham na área será instalado um criatório modelo, na Granja do Ipê,no Riacho Fundo. O trabalho técnico está em fase de conclusão. “Vamos qualificar melhor nossos produtores para que a comunidade tenha acesso a peixes de qualidade e em grande quantidade. Será uma iniciativa modelo no país, em parceria com o ministério”, informou Agnelo Queiroz.

Mercado amplo

Segundo a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), a produção de peixe no DF e Entorno tem grande margem para expansão, uma vez que os produtores locais conseguem fornecer apenas 15% – 5,3 toneladas – do consumo anual, estimado em 31,3 toneladas. Os outros 85% necessários para suprir a demanda vêm de fora – o que encarece e, muitas vezes, empobrece a qualidade do produto.

Existem hoje, na região do DF e Entorno, cerca de 200 produtores familiares, o que equivale a cerca de mil pessoas que vivem do fornecimento de peixes. Os peixes são criados em tanques instalados em cidades como Brazlândia e Planaltina. A ideia é oferecer o produto fresco como diferencial.

O ministro Marcelo Crivella destacou que a participação do DF na Semana do Peixe reforçará a parceria com o GDF para ofertar alimentação boa e barata à população. “Queremos fazer com que o DF deixe de ser somente importador para ser exportador de peixe e da sua tecnologia de produção”, explicou o ministro. Incentivos do plano Safra, iniciativa do governo federal para incentivar a agricultura familiar, também estão disponíveis para investimento na criação de peixes.

Na abertura da Semana do Peixe no DF, o renomado chef de cozinha Dudu Camargo preparou pratos à base de pescado para a degustação dos participantes. Estavam presentes parlamentares distritais e federais, secretários do GDF e autoridades da área de piscicultura.

Mercado do Peixe de Brasília

Inaugurado em dezembro de 2011 pela Seagri, em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, o Mercado de Peixe de Brasília é uma das principais ações para incentivar o consumo de pescado no DF. Localizado nas Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa), o mercado recebeu investimentos de cerca de R$ 1 milhão em infraestrutura, aquisição de caminhão frigorífico, instalação de fábrica de gelo e compra de equipamentos.

O número das vendas é crescente. No primeiro dia de funcionamento, em 17 de dezembro, foram ofertados 93kg. Diante da alta procura, os piscicultores tiveram que ampliar a oferta e, no último sábado, por exemplo, chegaram a oferecer 647kg. “Brasília é a segunda maior consumidora do país, e queremos fortalecer esse mercado e equilibrar o preço para que o DF possa consumir mais”, ressaltou o presidente da Ceasa, Wilder Santos.

Capacitação

A Secretaria de Agricultura do DF (Seagri) realiza, desde janeiro, cursos voltados para a capacitação de pequenos agricultores interessados em começar a produzir pescado. “Estamos incentivando a produção do pescado com treinamento de piscicultores e fornecimento de equipamentos para venda e conservação do peixe”, explicou o governador.

A capacitação envolve também treinamento e formação dos produtores em temas como reprodução de peixes nativos, tratamento específico de lambaris e carpas e práticas de manejo. A meta dos cursos é orientar sobre as técnicas e cuidados que precisam ser tomados para tornar a piscicultura uma atividade rentável e não apenas de subsistência.