Campanha incentiva consumo de peixe no País 

A Semana do Peixe 2012, que começou nessa segunda-feira (3), tem o objetivo de incentivar os brasileiros a consumir mais pescado. Com o slogan “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”, a ação do Ministério da Pesca, que está em sua 9a edição, vai até 17 de setembro. A mobilização será feita por meio de anúncios e divulgação em programas de culinária na televisão, veiculação de jingles e incentivo à interação do público nas redes sociais.

Neste ano, a Semana do Peixe traz algumas novidades. A campanha na televisão e na internet terá a participação de Thiago Pereira, medalhista olímpico. Além disso, eventos gastronômicos serão promovidos em todos os estados e no Distrito Federal.

A campanha teve adesão de todas os estados e conta ainda com ações em escolas, restaurantes, supermercados, feiras livres e outros pontos de vendas.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é o consumo de, pelo menos, 12 quilos de pescado por habitante/ano. No Brasil, a tendência é de crescimento da participação de peixes na alimentação, embora a população ainda consuma abaixo do recomendado. Entre 2000 e 2010, o País saiu do patamar de 6,71 quilos por habitante/ano para 9,75 quilos. A média mundial de consumo de pescado é de mais de 18 quilos.

O Brasil tem um dos maiores potenciais do planeta para a produção de pescado, com a maior reserva de água doce do mundo (13%) e um litoral de oito mil quilômetros. Atualmente, existem mais de 200 reservatórios de barragens adequados à produção. O incentivo à criação de pescado é uma das ações para atendimento da demanda interna e externa, pois a pesca de captura tem a produção praticamente estagnada no mundo há mais de dez anos.

Na página do Ministério da Pesca na internet , as pessoas poderão enviar receitas de pescado para divulgação e obter o cartaz da campanha. Também é possível imprimir a cartilha com dicas para manipulação de pescado, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, além de receitas regionais. Um aplicativo permitirá que esse conteúdo possa ser acessado, a todo o momento, pelo celular.

Da redação em Brasília
Com informações do Ministério da Pesca