Vencedores do Prêmio Lila Ripoll são agraciados em solenidade

Na noite dessa quinta-feira (30), foi realizada a solenidade de entrega do Prêmio Lila Ripoll de Poesia na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara. Foram premiados autores das poesias vencedoras na 7ª edição do concurso promovido pelo Legislativo.

lila ripoll 2012 - marcelo bertani/alers

A premiação contempla medalhas e diplomas para os três primeiros colocados e menção honrosa para os autores de outros dez poemas. Durante o evento, a cantora, compositora e escritora Angélica Rizzi, acompanhada do violonista Francisco Merg, interpretou obras de autoria de Lila Ripoll, além de composições próprias.

Na cerimônia, o coordenador da comissão organizadora do Prêmio, o deputado Raul Carrion (PCdoB), relembrou a trajetória da distinção, criada pela então deputada Jussara Cony (PCdoB) para comemorar, em 12 de agosto de 2005, o centenário de nascimento da poeta Lila Ripoll, sendo instituída pela Resolução nº 2.910/2004. A ex-parlamentar participou da premiação.

“Ao longo desses anos, o Prêmio já recebeu milhares de poesias, inclusive ultrapassando as fronteiras do nosso Estado”, destacou, referindo-se a dimensão do concurso. Nesta edição, dois dos vencedores são oriundos de São Paulo e Mato Grosso do Sul, enquanto a maioria é composta por representantes do Rio Grande do Sul.

O diretor do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais (DRPAC), Luiz Carlos Barbosa, ressaltou a importância do concurso, que reafirma os objetivos da Assembleia de fomentar e estimular o acesso à cultura, ao destacar novos talentos literários. Também prestigiaram a solenidade, representando a Secretaria Municipal da Educação, a secretária-adjunta Zuleika Beltrame; o vice-presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Isatir Antonio Bottim Filho; a secretária geral da Academia Rio-grandense de Letras, Marília Sibils Becker e a diretora de Comunicação da UERGS, Luciene Barbiero Machado.

Os 13 textos vencedores irão compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente, entre os dias 26 de outubro e 11 de novembro, na Feira do Livro de Porto Alegre. Confira os vencedores:

Medalhas e Diplomas:

Primeiro Lugar: Amaro Flores Castilhos, com a obra “3×4”.
Segundo Lugar: Denise Martins Freitas, com “Linguagem e semelhança”.
Terceiro Lugar: Reginaldo Costa de Albuquerque, com “Cadeira de balanço”.
Menção Honrosa:

André Neves de Assis
Álvaro Santestevan
Denise Martins Freitas (que também conquistou o segundo lugar)
Elroucian Ucayali Santos da Motta
Geraldo Trombin
Gerci Oliveira Godoy
Maria Barbiero Venite
Marina Martinez
Mário Pacheco Scherer
Selma Nanci Feltrin.

Edição 2012
Este ano, 97 poetas inscreveram 228 obras. As poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pela professora de Literatura Lúcia Regina Lucas da Rosa, pelo poeta Cesar Alexandre Pereira, pelo escritor Dilan Camargo, pela poeta Liana Timm e pela escritora Maria Eunice Garrido Barbieri.

Prêmio

Instituído pela Resolução nº 2.910/2004, o Prêmio Lila Ripoll de Poesia tem o objetivo de estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista Lila Ripoll. O concurso é aberto a todos que desejam se expressar sobre as causas sociais e direitos das mulheres. Gaúcha de Quaraí, Lila viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Um de seus livros, “Novos Poemas” (1951), dedicado a protestar contra desigualdades, lhe rendeu o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

De Porto Alegre,
Isabela Soares com Ag. Alers