Fuga de capitais da Espanha dispara no primeiro semestre

A saída de capitais da Espanha disparou no primeiro semestre do ano, chegando a 219,8 bilhões de euros, a cifra mais alta de toda a série histórica, informou nesta sexta-feira (31) o Banco de Espanha.

Segundo os dados da balança de pagamentos publicados pelo órgão supervisor, a fuga de capitais em investimentos diretos, da bolsa, ações e títulos, sem contar com as operações da entidade central, se acelerou em junho, quando saíram do país 56,6 bilhões de euros.

Em igual período de 2011, o saldo era positivo e havia uma entrada de capital de 22,5 bilhões de euros, indicou a fonte.

As saídas de capitais em junho foram 36,8% superiores às de maio do atual exercício, quando se perderam 41,3 bilhões de euros, e contrastam com o ingresso de 7,2 bilhões no mesmo mês do ano anterior.

Desta forma, já se acumularam 12 meses de saída, enquanto a maior parte desse saldo negativo se deve a operações interbancárias, a parte de depósitos de empresas e famílias que se vão da Espanha é pequena (8,3 billhões entre janeiro e junho).

Ao todo, os investimentos no mercado financeiro – empréstimos, depósitos e outros instrumentos – acumularam saídas pelo valor de 154,3 bilhões de euros.

Desse total, mais da metade (78,6 bilhões) corresponde a capital estrangeiro e o resto (75,7 bilhões) é dinheiro espanhol.

Um ano antes disso, entre janeiro e junho de 2011, foram registrados ingressos líquidos neste setor no valor de 29,8 bilhões de euros.

Fonte: Prensa Latina