Vanessa comemora boa participação feminina em eleições municipais

Em pronunciamento no Senado, nesta quarta-feira (29), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou seu “orgulho e alegria” com o grande número de mulheres que disputam as eleições deste ano. Segundo números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) citados pela parlamentar, a participação de candidatas às prefeituras e às câmaras municipais cresceu 85,8%.

“Do total de 408 mil candidatos, as mulheres representam 31,45%. Ou seja, ultrapassamos a meta prevista na legislação, que é no mínimo 30%”, disse.

Vanessa Grazziotin lembrou que, em seu estado, há 2.420 candidatas, o que representa um crescimento de 178% em relação às eleições de 2008. A senadora acredita que o aumento das candidaturas de mulheres foi influenciado pela eleição da presidenta da República, Dilma Rousseff.

E disse ainda que esse é um passado no longo caminho para o empoderamento das mulheres. “Nós, que lutamos tanto, que somos a maioria do eleitorado brasileiro, ainda não ocupamos o espaço que nos está reservado”, afirmou, citando a baixa participação de mulheres no Congresso.

Fonte: Agência Senado