Candidatas do Mulheres na Construção receberão orientações

Amanhã, 29, as 540 moradoras de Águas Lindas inscritas no programa “Mulheres na Construção” participaram de uma palestra orientativa, cujo objetivo é apresentar o projeto e explicar o quê cada uma aprenderá durante o curso.

Candidatas do Mulheres na Construção receberão orientações

O encontro será no Salão Comunitário de Ação Social da cidade e a presença na palestra constitui-se como um item obrigatório para a continuação no processo seletivo.

A secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, comparecerá à palestra de para detalhar de que forma a pasta participará do processo de formação das alunas. “Além do conhecimento técnico, durante as aulas as mulheres participarão de encontros sobre noções de cidadania e empreendedorismo; direitos da mulher e trabalhista; economia solidária”, explica a secretária. As alunas receberão ainda aulas de matemática e português aplicados.

“A qualificação profissional é um dos caminhos para a emancipação e autonomia das mulheres. No setor da construção civil, estes valores assumem uma concepção ainda maior, tendo em vista que este é um ramo novo para a maioria das cursistas e que será conquistado e desbravado por elas, no projeto Mulheres na Construção”, explica a secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia.

Mercado

O setor da Construção Civil cresce, em média, 5% ao ano no DF e no Entorno, com capacidade de absorver cerca de 3,5 mil novos trabalhadores por ano. A participação das mulheres na construção civil cresceu mais de 8% nos últimos 18 meses. Em 2011 eram 221 mil trabalhadoras. Até julho de 2012 elas já são 239 mil.

Cada estudante recebe o material didático, uma camiseta do programa e um kit com ferramentas. Além disso, tem direito ao passe livre, para ir e voltar para a escola de graça, de ônibus ou metrô (só para os estudantes que moram no DF). Ao todo, foram oferecidas 240 vagas para azulejista e pintora de obras. Serão oferecidas duas turmas, com 40 alunas cada, para ceramistas e quatro turmas, com 40 alunas cada, para pintora. Das turmas de pintoras, uma é exclusiva para as moradoras de Águas Lindas. As aulas são totalmente gratuitas.

As aulas serão ministradas no Campus do Instituto Federal Brasília (IFB) em Samambaia Sul (QN 304, conjunto 1, lote 2 – em frente à Diretoria Regional de Ensino de Samambaia). A duração do curso será de 15 semanas, aproximadamente três meses. Todas as formandas serão encaminhadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF) ao mercado de trabalho para um estágio nas empresas de construção civil.

Processo 

Após as palestras, a banca examinadora fara a análise do questionário daquelas que participaram das duas primeiras fases do processo seletivo. O resultado da avaliação será divulgado em todos os pontos de inscrição do programa e no site do IFB (www.ifb.edu.br).

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o IFB, a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e a Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal.