Aldo Rebelo: 85% dos atletas das Paralímpiadas têm Bolsa-Atleta

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, em entrevista a TV NBr nesta quarta-feira (29), em Londres, destacou a participação brasileira nos Jogos Paralímpicos 2012. Aldo ratificou o apoio do governo federal ao paradesporto e elogiou o empenho de atletas, técnicos e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na preparação para as Paralímpiadas. A delegação do Brasil, que é formada por 182 atletas, possui 156 integrantes do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Além do Bolsa-Atleta, que é o maior programa do mundo de patrocínio direto ao atleta, o Ministério do Esporte firmou diversos convênios e financiou a pré-temporada de parte dos atletas brasileiros em Manchester.

“O investimento grande para as Paralimpíadas é uma forma de o governo reconhecer o valor desses atletas, que superam dificuldade na vida para se tornarem referência no esporte”, disse Rebelo.

“Nós temos promovido investimentos diretos ao atleta. A perspectiva é de um investimento ainda maior para que não só um maior número de atletas pratiquem o esporte, mas também para que os de alto rendimento possam obter resultados cada vez melhores”, completou.

Sobre a expectativa de medalhas, o ministro espera que o Brasil tenha ainda mais sucesso que teve nos Jogos Paralímpicos de Pequim 2008, quando terminou a competição na nona posição no quadro de medalhas. “Em Pequim nós ficamos em uma boa posição e esperamos ficar novamente entre dos dez”, comentou. Rebelo ainda fez questão de elogiar os brasileiros que estão em Londres. “O esforço dos atletas, dos treinadores e do CPB merece nosso reconhecimento e toda a atenção e investimento”, afirmou.

Pré-temporada em Manchester

Parte da delegação brasileira teve oportunidade de fazer treinos de ambientação em uma espécie de pré-temporada na cidade de Manchester, financiada pelo Ministério do Esporte.

Segundo o secretário Nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, é a primeira vez que uma delegação paralímpica realiza esse tipo de preparação. “Inauguramos em 2010 uma nova forma de apoio para a preparação dos atletas brasileiros para os campeonatos mundiais, Jogos Parapan-americanos e Paralímpicos”, explicou.

“E, por meio de uma parceria com o CPB, a delegação teve a oportunidade de treinar na Inglaterra como parte da preparação do Brasil. Acreditamos que esse tipo de iniciativa irá impactar nos resultados dos nossos atletas”, disse o secretário ressaltando que todo o cuidado foi tomado, como a disponibilização de cardápio brasileiro.


Fonte: Ministério do Esporte

Matéria modificada em 29/08 às 18h22.