Exposição "Construtores do Brasil" ganha novos retratos 

A Câmara reinaugura, durante a Semana da Pátria, a exposição permanente "Construtores do Brasil", com 25 retratos de personagens históricos que contribuíram para a formação e consolidação da nação brasileira. A mostra ganhou novas ilustrações, em diferentes estilos e técnicas, especialmente encomendadas a artistas plásticos renomados. As obras foram doadas e passarão a integrar o acervo permanente da Casa.

Exposição "Construtores do Brasil" ganha novos retratos - Agência Câmara

A idealização e curadoria da exposição são do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, deputado federal licenciado e ex-presidente da Câmara. A primeira edição, em 2006, foi montada a partir da reprodução de fotos ou ilustrações dos 25 personagens selecionados.

"Essas personalidades não chegam a três dezenas, mas poderiam passar dos milhares, tal a extensão do rol de brasileiros e brasileiras notáveis que fizeram a história da Nação", disse Aldo Rebelo na ocasião da abertura da exposição.

O acervo enfoca personagens pesquisadas pelo próprio Aldo Rebelo, que submeteu a lista a historiadores e abriu a exposição primeiramente no gabinete da Presidência da Câmara, em 27 de abril de 2006.

Vinculação regional

As novas reproduções tiveram como critério na seleção dos artistas a sua vinculação regional com os personagens retratados. Dessa forma, o pernambucano Romero Britto retratou Frei Caneca; o mineiro Carlos Bracher transpôs para a tela o inconfidente Tiradentes; o gaúcho Urbano Vilela identificou a estátua mais antiga de Bento Gonçalves e a usou como base para sua tela.

Entre as personalidades homenageadas está o índio Ajuricaba, chefe da aldeia dos Manaus, que lutou contra a ocupação portuguesa. No projeto de reedição da galeria, o amazonense Óscar Ramos, ao produzir o primeiro retrato em sua longa carreira abstrata, descobriu aspectos novos enquanto pesquisava a biografia do índio Ajuricaba.

A imagem de Ajuricaba foi a mais difícil de ser reproduzida, por não haver nenhum documento fotográfico sobre ele. A foto foi construída a partir de registros de seus descendentes mais próximos, datados de 1904.

Serviço:

Exposição Construtores do Brasil
Salão Nobre do Congresso Nacional
Inauguração: 5 de setembro (quarta-feira), às 19 horas