Entrega do Prêmio Lila Ripoll terá Sarau com Angélica Rizzi

A solenidade de entraga do Prêmio de Poesias Lila Ripoll edição 2012, em 30 de agosto, terá novidades. Durante a premiação, a cantora e escritora Angélica Rizzi, realizará um sarau poético-musical.

Participa da atração o violonista Francisco Merg. A cerimônia tem entrada franca e começa às 19h, na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara (Duque de Caxias, 968).

Angélica interpretará obras da poeta título da distinção, como “Amanhã” e “Angelina”, além de canções de autoria própria. As 13 melhores obras de um total de 228 poesias, inscritas por 97 autores, serão agraciadas com a distinção.

Os três primeiros colocados receberão medalha e diploma, e os autores de outros dez poemas, uma menção honrosa. Além disso, os 13 textos selecionados irão compor uma coletânea que será lançada e distribuída gratuitamente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Os vencedores:

Primeiro Lugar: Amaro Flores Castilhos, com a obra “3×4”.
Segundo Lugar: Denise Martins Freitas, com “Linguagem e semelhança”.
Terceiro Lugar: Reginaldo Costa de Albuquerque, com “Cadeira de balanço”.

Menção Honrosa:

André Neves de Assis
Álvaro Santestevan,
Denise Martins Freitas (que também conquistou o segundo lugar)
Elroucian Ucayali Santos da Motta
Geraldo Trombin
Gerci Oliveira Godoy
Maria Barbiero Venite
Marina Martinez
Mário Pacheco Scherer
Selma Nanci Feltrin.

Edição 2012

Este ano, 97 poetas inscreveram 228 obras, dedicadas às causas sociais e aos direitos das mulheres. As poesias foram avaliadas por uma comissão julgadora formada pela professora de Literatura Lúcia Regina Lucas da Rosa, pelo poeta Cesar Alexandre Pereira, pelo escritor Dilan Camargo, pela poeta Liana Timm e pela escritora Maria Eunice Garrido Barbieri.

Prêmio

Instituído pela Resolução nº 2.910/2004, o Prêmio Lila Ripoll de Poesia tem o objetivo de estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista Lila Ripoll. O concurso é aberto a todos que desejam se expressar sobre as causas sociais e direitos das mulheres. Gaúcha de Quaraí, Lila viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Um de seus livros, “Novos Poemas” (1951), dedicado a protestar contra desigualdades, lhe rendeu o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

De Porto Alegre,
Isabela Soares