Dezoito categorias de servidores federais encerram greve

Dezoito categorias de servidores ligados à Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) aceitaram, nesta terça-feira (28), a proposta do governo de reposição de 15,8%, dividida em três anos. A decisão, tomada pela maioria em plenária, encerra a greve que durava cerca de dois meses em todo o país. Com isso, cerca de 250 mil servidores voltam a seus postos de trabalho na segunda-feira (3).

Segundo o coordenador-geral da entidade, Josemilton da Costa, a decisão foi tomada em uma plenária nacional realizada em Brasília: "Consideramos o acordo uma vitória. No começo das negociações o que a gente tinha era zero, e agora, conseguimos os 15,8%. Precisamos aceitar este acordo para garantir também outras questões como a gratificação por desempenho".

Entre as categorias que aceitaram a proposta estão os servidores dos ministérios de Saúde, Previdência, Trabalho, Cultura, Agricultura, Justiça, Transportes, além dos órgãos Arquivo Nacional, Imprensa Nacional e Embratur.

As demais categorias de servidores, como fiscais agropecuários, servidores das agências reguladoras, agentes da Polícia Federal e funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), devem decidir ainda nesta semana se aceitam a proposta do governo ou se mantêm a paralisação.

A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o governo não irá alterar a sua proposta. "Isso está definido (percentual de reajuste), e depende agora só da resposta dos servidores " disse a ministra.

O reajuste dos servidores fará parte da proposta de Orçamento para 2013, que tem de ser enviada ao Congresso Nacional até o final da semana.

No total, a Condsef representa 80% dos servidores ativos do Executivo, mas algumas categorias estão negociando separadamente, a exemplo da formada por servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

Durante a plenária, diversos delegados avaliaram o movimento como vitorioso, não pelas conquistas financeiras, com os 15,8% propostos pelo governo, mas pela dimensão da mobilização e pelo fortalecimento da integração das categorias, que reivindicaram de forma unificada as melhorias salariais.

FioCruz

O Ministério do Planejamento (MP) também firmou hoje um acordo com a Asfoc, entidade que representa os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), beneficiando 5.834 trabalhadores, sendo 4.479 ativos e 1.355 entre aposentados e pensionistas. O reajuste representa um impacto de R$ 116 milhões no orçamento federal, distribuídos nos anos de 2013,2014 e 2015.

Ainda é aguardado o posicionamento das demais categorias do funcionalismo público federal.

Com agências