Alunos do DF recebem medalhas da presidenta Dilma

A delegação do DF, composta por 37 alunos premiados com medalha de ouro, terá dois representantes da rede pública de ensino: Hector Rocha Margittay, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Núcleo Bandeirante, e Allyson Mikael Alves, do CEF 03 de Sobradinho. Os demais são seis alunos do Colégio Militar D. Pedro II e 29 estudantes do Colégio Militar de Brasília.

Nesta segunda-feira , a presidenta da República, Dilma Rousseff, entregará medalhas de ouro aos 500 alunos do país vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2011. A cerimônia de premiação nacional acontecerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, às 14h30.

Bicampeão OBMEP – Allyson Mikael Alves, 15 anos, é medalhista de ouro na competição pela segunda vez. Em 2010, ele recebeu do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a premiação conquistada na prova de 2009. Na ocasião, ele foi o único representante da rede de ensino público do DF.

Agora, o aluno colhe os méritos da competição de 2011. Em 2008 obteve menção honrosa também pela OBMEP. O garoto, que cursa o primeiro ano do 2º grau e pretende se graduar em engenharia civil, ressaltou a importância da olimpíada. “Minha expectativa é boa, considero a OBMEP importante para o crescimento pessoal. Isso é uma prova de que sou capaz de ir além dos demais. É uma satisfação pessoal”, pontou Allyson.

Orgulho de mãe

A servidora pública Genalice Alves, 40 anos, mãe do estudante, fala de seu orgulho. “Este ano ele ganhou uma bolsa de estudos integral em uma escola particular na qual ficou em primeiro lugar no simulado do PAES – Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior”, conta a mãe.

“Quando ele traz uma medalha de matemática, percebemos um aluno espetacular e um atleta que participa de uma olimpíada do conhecimento. A torcida é sempre muito grande”, completou.

A OBMEP, promovida pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com as secretarias de Educação estaduais e do Distrito Federal.