Debate: Inácio apresenta propostas para o Grande Bom Jardim

Inácio Arruda, candidato do PCdoB à Prefeitura de Fortaleza, participou na manhã deste sábado (25/08), de um debate promovido pelas Redes Reaja e DLIS, que reúnem lideranças dos bairros Jangurussu, Ancuri e Grande Bom Jardim. No encontro realizado no Centro Popular de Educação e Cultura (CPEC) Pé no Chão, no bairro Canindezinho, participaram lideranças populares e as intervenções dos candidatos eram voltadas às propostas para a região.

Durante sua apresentação inicial, Inácio destacou sua trajetória de luta ao lado do povo da cidade e especialmente com a população local. "Aqui também construímos nossa história. Enfrentamos lutas de diversas áreas, até despejo de polícia pra garantir direito de moradia", relembrou. Ele enalteceu a iniciativa da comunidade na realização do debate. "Vocês já vêm construindo essa história de luta há décadas, quer seja pelo direto à moradia, quer seja nas discussões que ajudaram a contruir o Estatuto da Cidade".

Destacando a decisão recente sobre as Zonas Especiais de Interesses Sociais (ZEIS), lei construída através do diálogo com a população, Inácio ressaltou a importância de eleger uma bancada de vereadores que possam reverter esta decisão. "Os novos vereadores terão a obrigação de reverter esta situação. As ZEIS fazem parte da nossa luta", protestou.

Inácio alertou ainda para a necessidade de a Prefeitura de Fortaleza voltar os olhos para a região. "Numa área onde apenas 24% das pessoas têm acesso à rede de esgoto, é inaceitável que a gestão não atue neste lado da cidade. Esta região cresceu imensamente e nenhuma ação da Prefeitura foi voltada para cá. Basta dizer que as unidades de saúde mais próximas são o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, ou os Frotinhas de Messejana e da Parangaba", enumerou.

Propostas para a saúde

No segundo momento, foram sorteadas perguntas elaboradas pela comunidade. Questionado sobre saúde, Inácio afirmou que estpa é uma das principais demandas da população em toda a cidade. "Iremos colocar para funcionar as unidades básicas de saúde. A situação caótica que chegou é por total incapacidade de governar da gestão atual, pois existem recursos, programas federais, repasses obrigatórios para garantir o funcionamento das equipes de saúde da familía e para a distribuição de remédios", garantiu.

As propostas de Inácio são, além de garantir o fincionamento das unidades básicas de saúde, dobrar a capacidade de atendimento das unidades de média complexidade e quipá-las, transformando Frotinhas e Gonzaguinhas em "Frotões e Gonzagões"; além de construir, no mínimo, três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas em cada Regional. "O Governo Federal garante este recurso e nós assumimos este compromisso. É preciso ter capacidade de gestão, o prefeito tem que existir na cidade", defendeu.

História de luta

Nas considerações finais, Inácio agradeceu a oportunidade de participar de um debate organizado por associações, organizações não governamentais e lideranças populares. Ele assinou o documento com propostas de ações voltadas para a região. "Assino olhando para a história dessa gente, que não começou hoje, mas tem anos de luta. Vivemos numa cidade apartada, onde poucos domindam quase tudo e detém a riqueiza nas mãos. As gestões que passaram por aqui não veêm a maioria do povo, que mora em regiões como esta", alertou.

Compromisso de quem conhece a cidade

Inácio destacou ainda sua origem do movimento popular, engajado nas lutas pelas melhorias para o bairro e para a cidade. "No bairro bairro onde nasci, no Dias Macedo, construímos passo a passo as nossas conquistas. Estávamos unidos na luta por água, escola, posto de saúde, lazer. Fizemoz o primeiro planejamento de bairro de Fortaleza", relembrou. Ele encerrou sua participação no debate destacando o compromisso político de, ele3ito, trabalhar em prol das comunidades carentes. "Cresci junto com os movimentos sociais. Tenho o compromisso de quem sabe e conhece os que fazem a história. Podemos inverter prioridades em Fortaleza, esta cidade que precisa de um prefeito que conheça e viva a história de luta das pessoas", ratificou.

Além de Inácio, também participaram do debate os candidatos Moroni Torgan (DEM), Renato Roseno (PSol), Heitor Ferrer (PDT), Marcos Cals (PSDB) e Roberto Cláudio (PSB).
 
Fonte: Assessoria Inácio 65
Fotos: Chico Gomes

Leia também:
Av Monsenhor Tabosa: Chico Lopes debateu propostas para o turismo