Serrinha: Dilma cancela visita, mas programação é mantida

A presidenta Dilma Roussef cancelou a visita que faria, na próxima sexta-feira (24/8), ao município de Serrinha, no nordeste do estado, para conhecer o mutirão de cirurgias de catarata que está sendo feito na região e lançar o Programa Nacional de Cirurgias Eletivas. O lançamento, no entanto, foi mantido e será feito pelo ministro da saúde Alexandre Padilha, pelo Governador da Bahia, Jaques Wagner, e pelo secretário estadual de saúde, Jorge Solla.

A iniciativa do Governo Federal é inspirada no programa Saúde em Movimento, do Governo da Bahia, que atende a população do interior. O governador Jaques Wagner falou sobre a ação durante a “Conversa com o Governador”, da última terça-feira (21). “É uma homenagem ao nosso programa que, pelo interior deste estado já fez, em três anos, mais de 85 mil cirurgias de catarata, devolvendo o que é tão fundamental – a visão para muitos baianos e baianas", explica.

No Brasil, há aproximadamente 350 mil pessoas com cegueira provocada pela doença e a incidência é de, pelo menos, 120 mil novos casos por ano, de acordo com o Ministério da Saúde. O programa baiano conta com uma equipe de 70 profissionais, que oferecem aos pacientes, além do procedimento cirúrgico, exames pré e pós-operatórios.

Na região de Serrinha, o Saúde em Movimento pretende realizar 7 mil consultas, durante o mutirão. O programa foi criado depois de o governo baiano constatar que alunos do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa) estavam com dificuldade de acompanhar as aulas devido a problemas com a visão.

De Salvador,
Erikson Walla