Policiais civis anunciam greve de sete dias

Os policiais civis do Distrito Federal começam hoje mais uma greve. A paralisação foi decidida ontem em assembleia e está prevista para durar sete dias. É a 21ª greve de servidores locais enfrentada pelo governador Agnelo Queiroz em pouco menos de 20 meses de mandato.

Durante a greve, os agentes irão atender apenas casos graves, crimes hediondos e situações de flagrante delito. Entre as reivindicações dos policiais estão a reestruturação de carreira, o aumento no quadro de funcionários, a transformação dos agentes penitenciários em policiais civis, além de plano de saúde subsidiado pelo governo. “O Distrito Federal tem 5,1 mil policiais civis. Segundo nossos cálculos, o déficit é de quase mil policiais. Não adianta abrir concursos, tem é que aumentar o efetivo que é o mesmo de 1993 e não acompanhou o crescimento da população e da demanda do DF”, disse o presidente do sindicato. A categoria marcou uma nova assembleia na próxima segunda-feira (27/8).

Greves frequentes

Os funcionários públicos da administração direta estão entre os que mais bateram de frente com o governo. Foram sete categorias de braços cruzados desde janerio, com destaque para os próprios policiais civis, que no ano passado pararam as atividades por 36 dias.

O governo ainda enfrentou outras greves de grande impacto no cotidiano da população, como a dos metrôviários, a dos rodoviários e a dos professores, considerada a maior em quantidade de funcionários parados e a de mais longa duração da gestão Agnelo. Cerca de três mil docentes ficaram sem trabalhar durante 52 dias.

Servidores de quatro empresas públicas também fizeram paralisação sob a gestão Agnelo: CEB, Caesb, Terracap e Metrô-DF. Nas autarquias, o Departamento de Estrada e Rodagens (DER) e o Detran já sofreram com greves.

O secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, diz que GDF tem respondido às principais reivindicações dos servidores, respeitando as limitações orçamentárias. "Em 2011, foram R$ 16 bilhões gastos com servidores. E conseguimos reajustar todas as carreiras profissionais", ressalta.