Delegação de cidade chinesa firma convênios com Brasília

O secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, recebeu na manhã desta quarta-feira, no Salão Nobre do Palácio do Buriti, a delegação oficial de Xian, uma das cidades ancestrais mais proeminentes da China.

A aproximação com o governo do Distrito Federal tem como objetivo resgatar os termos do Acordo de Irmandade, assinado entre Brasília e Xian em 1997, e promover a cooperação e intercâmbio entre as duas cidades por meio de esforços comuns.

Para Swedenberger Barbosa, a visita abrirá a possibilidade para reiniciar uma aproximação com Xian, que poderá trazer inovações modernas às duas cidades. "Vislumbramos nessa relação bilateral grandes oportunidades de crescimento mútuo em áreas estratégicas", afirmou o secretário. "A China e o Brasil têm desenvolvido parcerias fundamentais em várias áreas, e nosso interesse nesse reencontro é a busca de cooperação em setores como ciência e tecnologia, inovação, transportes, desenvolvimento econômico, e especialmente turismo e cultura", ressaltou.

O prefeito de Xian, Dong Jun, e o secretário de Governo, Xiao Zhengguang, lideraram a delegação oficial chinesa, que também contava com 12 autoridades da prefeitura e representantes da indústria e turismo da cidade. Em discurso, o secretário Zhengguang destacou as possibilidades econômicas da parceria Brasília/Xian e a importância de renovar o que foi estabelecido no Acordo de Irmandade em 1997. "Essa visita vai contribuir para aprofundar ainda mais o conhecimento e entendimento entre ambas as culturas e criar mais benefícios para os dois povos", declarou.

Segundo a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine, responsável por mostrar as oportunidades de investimentos em Brasília, a capital tem recebido cada vez mais delegações internacionais. "Somente através da Assessoria Internacional, são cerca de seis por mês, com demandas desde áreas econômicas a desenvolvimento urbano. Há uma gama de projetos que estão interessando as delegações estrangeiras", informou.

Homenagem

Após os discursos, o secretário da Casa Civil entregou o livro "Why Brasília" ao prefeito de Xian, em homenagem ao Acordo de Irmandade. Os representantes da delegação convidaram as autoridades do GDF para uma futura visita à cidade ancestral. "Queremos aprender com Brasília sobre a construção de uma metrópole nacional e acreditamos que o Brasil vai protagonizar uma das melhores Copas do Mundo", comentou o secretário Xiao Zhengguang.

Estiveram presentes para explicar à delegação de Xian sobre a infraestrutura e capacitação da capital os secretários de Transportes, José Walter Vasquez Filho; de Turismo, Luis Otávio Rocha Neves; de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo; o secretário-adjunto de Cultura, Miguel Batista Ribeiro Neto; e o subsecretário de Inclusão Digital e Conteúdos Tecnológicos, José Ricardo Fonseca. Durante a tarde, é previsto um tour com a delegação em Brasília, ocasião para explicar aos visitantes os motivos de a capital ser reconhecida como o Patrimônio Cultural da Humanidade.

Histórico

Xian possui mais de 3000 anos de história e é considerada uma das quatro principais cidades da civilização antiga, junto com Roma, Atenas e Cairo. Foi capital da China durante duas dinastias e possui polos industriais, diversidade cultural, fábrica de carros e ônibus elétricos, com aproximadamente 8,5 milhões de habitantes. Também é famosa mundialmente pelas estátuas do Exército de Terracota (Guerreiros de Xian)