Mais de 5 mil disputam eleições para Conselheiros Tutelares

O processo de escolha para função de Conselheiro Tutelar, triênio 2013/2015, contou com 5.417 pessoas inscritas.

Mais de 5 mil disputam eleições para Conselheiros Tutelares

Desse total, serão escolhidos 165 novos conselheiros – cinco para cada um dos 33 conselhos tutelares do Distrito Federal. Os números mostram que houve aumento de mais de 600% em relação à última eleição, realizada em outubro de 2009, que recebeu aproximadamente 900 inscritos.

A secretária da Criança do Distrito Federal, Rejane Pitanga, lembra que esse número é um dos maiores já registrados na história das eleições para conselheiros tutelares no Brasil. “Isso representa a resposta e o interesse da sociedade. Mostra que as pessoas, cada vez mais, entendem a importância do Conselho Tutelar como instrumento na proteção, defesa e garantia de direitos de crianças e adolescentes. Além disso, demonstra que durante todo o processo houve ampla divulgação nos meios de comunicação”, aponta.

Votação direta

Os conselheiros serão escolhidos pelo voto dos moradores de cada região administrativa e, pela primeira vez, terão que comprovar experiência na área de garantia dos direitos da criança e do adolescente e passar por um exame de conhecimentos específicos sobre o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Rejane Pitanga, que também é presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), ressalta que o processo de escolha permitirá eleger candidatos com experiência e que demonstram ter conhecimento para exercer essa função, aliado à representatividade popular. A expectativa é de que sejam eleitos conselheiros tutelares mais preparados, o que representa melhor atendimento à população.

A eleição dos membros do Conselho Tutelar será realizada no dia 2 de dezembro de 2012, mediante convocação por meio de edital do CDCA.