Hoje tem eleição direta para direção das escolas públicas

Pela primeira vez em 10 anos, pais de alunos, professores, servidores e estudantes da rede pública de ensino escolherão diretores, vices e conselheiros escolares pelo voto direto. Nesta quarta-feira, haverá eleição em 649 instituições – 97% do total.

Em 524 unidades haverá chapa única e em 107 mais de um grupo entrou na disputa. Apenas 18 estabelecimentos não tiveram concorrentes inscritos – neles serão escolhidos apenas os conselheiros escolares. Os eleitos permanecerão nos cargos até dezembro de 2013.

“Essas eleições representam uma mudança cultural. Temos mais da metade das instituições com diretores indicados e hoje queremos o contrário. Desejamos 100% das escolas com escolha de gestores pela própria comunidade”, afirmou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.

Após a posse dos novos gestores, prevista para 10 de setembro, todas as unidades de ensino receberão recursos para atualização de material didático, pequenas reformas e manutenção.

As unidades que possuem uma chapa inscrita devem ter um quórum mínimo de participação da comu nidade escolar de 50% mais um voto, desde que tenha pelo menos 10% de participação efetiva dos pais e de 50% entre professores e servidores. As escolas que não alcançarem esse quantitativo terão que realizar nova eleição em 180 dias.

Votação

A eleição será das 7h30 às 21h30. Os alunos terão aula normalmente e poderão ir às urnas em horário diferente ao turno de estudos. Os pais ou responsáveis podem votar nas instituições educacionais, independentemente da participação dos filhos no pleito. Os professores contratados temporariamente pela SEDF, que tenham ingressado na escola antes do dia 25 de abril deste ano, também terão direito ao voto.