Apresentados resultados da Pesquisa por Amostra de Domicílio

Pontos como proporção entre idosos e jovens foram destacados

Apresentados resultados da Pesquisa por Amostra de Domicílio

Administração de Brasília e Codeplan lançaram na manhã desta terça-feira, 21 de agosto, os resultados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios em Brasília, Região Administrativa I. A pesquisa ressaltou que Brasília tem dois tipos de população: cerca de 214 mil moradores e 700 mil habitantes trabalhadores, chamados de população flutuante, que passa o dia, trabalha e utiliza dos equipamentos públicos da cidade mas não mora na região.

A população de idosos é de 21,9%, uma das maiores do DF. Em contrapartida, a população de crianças ( 0 a 14 anos ) alcança 12,8%. A população feminina é predominante no DF e também em Brasília, onde mulheres alcançam 53% e homens 46%.

Para Messias de Souza, a Pesquisa confirmou itens que a Administração de Brasília já trabalhava. “Com o nosso Projeto Administração nas Quadras, onde há um debate maior com a população, percebemos a presença maior de funcionários públicos aposentados aqui na capital. As políticas públicas têm que ser feitas de modo a atender os pontos em que a pesquisa aponta e é o que temos feito: melhorias nas calçadas, reformas nos parques , construção de ciclovias e projetos de acessibilidade nas quadras da Asa Sul e Norte, Vila Telebrasília, Vila Planalto e Granja do Torto.”

O trabalho de pesquisa da Codeplan foi a segunda pesquisa domiciliar realizada no Distrito Federal, com a primeira ocorrida em 2004 e trata-se de grande manancial de informações de natureza socioeconômica sobre famílias do Distrito Federal, importante para o planejamento empresarial e melhor conhecimento da população brasiliense sobre sua realidade econômica e social.

Segundo Messias de Souza a pesquisa é fundamental para as mudanças nos trabalhos da Administração de Brasília, “com os dados é possível ajustar as políticas públicas e direcionar o foco das nossas ações de acordo com o perfil dos moradores, problemas de transporte e deslocamento, acessibilidade e recuperação de áreas”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Codeplan, Julio Miragaya, a Gerente de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas, Iraci Peixoto, a Coordenadora da Pesquisa, Mônica França, representantes da ACDF e Diretores e funcionários da Administração de Brasília.