SIA carece de infraestrutura social

Responsável por grande parte da economia gerada em todo o DF, o Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) ainda sofre com várias deficiências no que se diz respeito à mobilidade urbana, saúde e educação.

Mesmo sendo projetada para abrigar somente estabelecimentos do ramo empresarial ou industrial, a região também serve como moradia para quase três mil pessoas, o que de fato contribui com as carências apontadas pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

Dados da Pdad, realizada entre 2010 e 2012, revelam que o setor cresceu. Porém, ainda não recebeu uma série de melhorias que ajudariam a dar mais qualidade de vida a trabalhadores e moradores da região. Morar no SIA não é propriamente uma tarefa fácil. O levantamento aponta que não há escolas ou postos de saúde em toda a extensão do setor. Além disso, não há supermercados, farmácias ou qualquer outro estabelecimento que atenda as principais necessidades da população. A cidade oferece aos moradores 17 agências bancárias e um posto policial, além de empresas do ramo da construção e restaurantes.

Segundo o assessor da Administração do SIA, Wagner Alkimin, "por enquanto, não há necessidade de construir postos de saúde e escolas. A população é pequena e as regiões próximas, como o Guará, conseguem atender a demanda e as necessidades desses moradores”, justifica.

Emancipação

O SIA foi criado pouco antes da inauguração de Brasília, e servia como local de armazenamento de materiais para as obras de construção da nova capital. Antes de se tornar uma das 30 regiões administrativas do Distrito Federal, o setor já foi agregado ao Guará, cidade na qual permaneceu até 2005, ano em que ganhou novos limites territoriais.

“O SIA possui características próprias, pois não é uma área de propriamente habitacional, a pesquisa na cidade foi a mais trabalhosa”, comenta o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, que destaca um diferencial da região administrativa. “O SIA é a única região do DF na qual a administração regional tem maior preocupação com trabalhadores que com residentes, já que sua maioria é composta por eles”, diz.

Atualmente, a região possui 30 mil trabalhadores. A pesquisa considera, apenas, pessoas que residem no DF. O número pode ser maior que 50 mil empregados, já que na pesquisa não foram considerados residentes da Região Metropolitana, porque se trata de uma pesquisa domiciliar do DF. As estimativas da Codeplan sugerem que o número esteja próximo entre 15 e 20 mil trabalhadores.

A administração estuda melhorias na segurança. Foi sugerida a criação de um batalhão que beneficiaria a região e também a Estrutural.