Rio+20: deputados vão discutir resultados da Conferência

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), vai requerer a realização de audiência pública para analisar os resultados obtidos com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo do encontro, segundo a parlamentar, é fazer um balanço dos principais debates e ações empreendedoras resultantes da Rio+20.

O pedido de audiência pública é fruto do encontro, na última quarta-feira (8), da deputada Perpétua Almeida com o secretário do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, ministro Laudemar Aguiar.

Leia também: Evento em Brasília discute desdobramentos da Rio+20


“É importante aprofundar nossas discussões em busca das melhores práticas e diretrizes que garantam a habitualidade do planeta para as gerações futuras. Acredito que o Parlamento pode aplicar de forma mais detalhada os resultados obtidos durante o encontro internacional sobre economia verde”, disse Laudemar Aguiar, ao agradeceu a participação da Comissão de Relações Exteriores no evento sobre economia verde.

Para Perpétua Almeida, os desdobramentos na esfera econômica, social e ambiental da Conferência, fruto das discussões e encaminhamentos práticos havidos durante o evento, devem ser analisados pelo parlamento.

De acordo com a parlamentar, a audiência pública pretende debater os principais documentos produzidos durante a Rio+20 referentes à estrutura física e à segurança, responsabilidades do Brasil enquanto país sede da Conferência e, especialmente, avaliar os resultados da Conferência, inclusive no âmbito da realização de eventos internacionais.

Foram indicados para participar da audiência pública o negociador chefe do Brasil durante a Conferência, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, o Secretário do Comitê Nacional de Organização, ministro Laudemar Aguiar, e representantes do Ministério de Defesa.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida