Greve da PF causa transtorno no Aeroporto de Brasília

Policiais federais fizeram uma manifestação por volta das 16h30 desta segunda-feira, na pista de acesso ao Aeroporto de Brasília. Por conta do protesto, uma das faixas foi interditada e o trânsito no local ficou complicado por alguns minutos.

A área de embarque, onde os motoristas param os carros para deixar os passageiros, foi totalmente bloqueada. Segundo estimativa dos próprios PFs, cerca de 200 agentes participaram da manifestação. Eles cantaram o hino da Polícia Federal, de mãos atadas.

Quinta-feira passada, os agentes da Polícia Federal intensificaram a checagem de documentos e bagagens nos principais aeroportos do país, em protestos por reestruturação de carreira. A medida provocou filas e atraso nos voos.

Crise interna

Se a crise vivida pela Polícia Federal tem sua face mais visível na paralisação de diversas categorias da corporação, a desvalorização do trabalho da Polícia Judiciária da União pode ser medida pelo encolhimento do efetivo, excesso de trabalho, doenças e até um número assustador de suicídios, em média um por mês no último ano. O apogeu da PF foi vivido no primeiro governo Lula, quando ela chegou a ter 15 mil agentes, de acordo com Associação dos Delegados da Polícia Federal (ADPF). Hoje, conta com apenas 11 mil, uma queda de 26,6%.

No horizonte, o único aceno é a abertura de um concurso para preencher 1,2 mil vagas até 2013, o que deixará o órgão, na véspera de grandes eventos – Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016 – com quadro de pessoal aquém do ideal. São 6,9 mil agentes e 1,7 mil delegados para cuidar das fronteiras e combater crimes. Não bastasse o cobertor curto, internamente a PF vive também uma queda de braço entre agentes e delegados.