Aldo Rebelo diz que país precisa melhorar desempenho olímpico

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse na noite de segunda-feira (20) que o Brasil, nos Jogos Olímpicos de 2016, precisará aumentar expressivamente o número de medalhas conquistadas. “Acho que para o Rio de Janeiro nós precisamos melhorar bastante, porque o nosso desempenho de medalhas tem que estar relacionado com a nossa condição de país-sede e com o nosso status de país que acolhe pela primeira vez os Jogos Olímpicos”´.

As declarações foram feitas durante participação na cerimônia do Prêmio Empresário Amigo do Esporte, na capital paulista.

Rebelo admitiu que esperava mais medalhas nos Jogos de Londres, apesar de o resultado ter ficado dentro da previsão do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “O resultado de Londres ficou dentro da previsão do Comitê Olímpico Brasileiro. Nós alcançamos 17 medalhas, eu imaginei que poderíamos chegar a 20 pelo investimento ampliado de Pequim para Londres”, disse.

Para melhorar o desempenho do país nos esportes de alto rendimento, o ministro destacou a importância da premiação que serve como ato promocional da Lei de Incentivo ao Esporte. A legislação permite que empresas obtenham renúncia fiscal ao patrocinar atividades esportivas de alto rendimento, educacionais ou recreativas.

“Nós fazemos um esforço grande de divulgação e esclarecimento, porque muitas empresas ou não conhecem o programa, ou tem receio de que o programa entre em conflito com a Receita Federal. O que não é verdade. Esse é um programa do governo, oficial e tem apoio do Estado brasileiro e da sociedade brasileira”.

Agência Brasil