Cebrapaz é solidário com decisão soberana do Equador

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) é solidário ao Equador em sua decisão soberana de conceder asilo político ao jornalista fundador do Wikileaks, Julian Assange. Leia a íntegra da carta em solidariedade àquele país, enviada pela presidenta da entidade, Socorro Gomes, ao embaixador equatoriano no Brasil Hernán Yánes

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) solidariza-se com a decisão soberana do governo da República do Equador de conceder asilo político ao ativista Julian Assange do Wikileaks.

Ao mesmo tempo em que saudamos a postura de respeito aos Direitos Humanos adotada pelo Presidente Rafael Correa, repudiamos a ameaça britânica de violar os tratados internacionais e a soberania equatoriana, ao ameaçar invadir sua embaixada em Londres.

Isto poderia colocar em risco a segurança e a vida dos diplomatas e funcionários da embaixada, bem como abrir precedentes a outros ataques similares à imunidade diplomática e à soberania de países, visto que de acordo com o Direito Internacional, uma embaixada é um território nacional em um país estrangeiro.

Repudiamos, dessa forma, a postura neocolonialista daquela potência imperialista que busca inutilmente intimidar o governo soberano da República do Equador. A aversão do imperialismo britânico à soberania das nações é conhecida de todos em nosso continente, desde a usurpação do território argentino das Ilhas Malvinas.

O gesto do governo do Equador, através de seu Presidente, Rafael Correa, fortalece a cultura da paz e a solidariedade entre os povos.

Fonte: www.cebrapaz.org.br