Seminário sobre ocupação da Palestina

Aconteceu ontem no auditório/teatro do Sindicato dos Bancários do Distrito Federal, o II Seminário Nacional Sobre a Questão Palestina, promovido pelo Movimento Democracia Direta-MDD e UNIPOP Brasil-Universidade de Politicas do Movimento Popular.

Seminário sobre ocupação da Palestina - Marcos Tenório

Com o apoio de dezenas de entidades democráticas, populares e de movimentos sociais e partidos políticos, o evento foi coordenado por Acilino Ribeiro do MDD, Milena Teixeira, Maria Valéria, Rejane Pires e Maristela de Jesus e teve como tema central, “Pelo fim da ocupação e por uma Palestina Livre”. Iniciado as 14 horas, os trabalhos foram até depois das 20 horas.

Estiveram presentes e palestraram sobre temas variados, mas focados na luta do povo palestino e na ocupação e genocídio praticado por israel, os sionistas e imperialistas norte-americanos, o embaixador do Irã no Brasil, Hohammad Ali Ghanezadeg Ezabadi, o sr. Hassan, representante da Autoridade Nacional Palestina no Brasil, José Reinaldo Carvalho, editor do Portal Vermelho e Secretario Nacional de Comunicação do Partido Comunista do Brasil/PCdoB, o professor Fábio Duval, da Universidade Católica de Brasilia, a professora Beatriz Bissio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Houve ainda intervenções do jornalista Beto Lima, a presença de José Marcos Tenório, representando o Cebrapaz e exibição de Filmes, documentarios, cartazes e Banners sobre o tema da ocupação e terrorismo de Israel sobre o povo palestino. Ao final um coquetel e confraternização entre os presentes e entidades e representantes presentes e entrega de “certificado” aos presentes, coroou o encerramennto.

Boicote

Acilino Ribeiro, um dos coordenadores do evento, na abertura dos trabalhos denunciou a intervenção da Embaixada de Israel no Brasil, que tentou boicotar a realização do Seminario. Segundo ele, o evento seria realizado no auditório da UDF-Universidade dos Distrito Federal, mas cinco dias antes de sua realização, o embaixador de Israel no Brasil esteve naquela Universidade e com promessa de convênios entre a UCB e Israel, convenceu o reitor daquela Instituição a não permitir que o Seminario fosse ali realizado.

Mesmo com todo material de convocação pronto e distribuido, a coordenação do Seminario teve de afogadilho mudar o local para o Sindicato dos Bancarios, o que acabou prejudicando o pleno êxito, já que muitos participantes se perderam ou chegaram atrasados ao evento.