Hidrômetros atingem 60 mil residências e economizam água

Sete anos após a promulgação da Lei 3.557, o processo de hidrometração individualizada alcançou, em julho, 60.118 unidades habitacionais individualizadas no Distrito Federal.

Esse número corresponde a 10% do total de ligações de água na capital. Até dezembro do ano passado, 50.156 unidades habitacionais tinham optado pela implantação do processo. Segundo Igor Medeiros da Silva, regulador da Superintendência de Abastecimento de Águas e Esgoto, este crescimento reflete a tomada de consciência da população sobre o uso racional da água e de práticas mais econômicas e socialmente justas, com a redução de custos financeiros nas economias familiares e inegáveis ganhos ambientais.

O consumo de água foi reduzido em aproximadamente 20% nos prédios onde ocorreu a hidrometração individualizada. Águas Claras, área de maior crescimento na oferta de unidades habitacionais no DF, ocupa o primeiro lugar no ranking de cidades que já adotaram a hidrometração individualizada, com cerca de 17.069 unidades individualizadas, seguida por Brasília, com 10.687 e Taguatinga com pouco mais que 7.750 unidades individualizadas.

Igor Medeiros salienta que a Adasa mantém o propósito de incentivar a hidrometração individualizada, por se tratar de uma prática que gera uma série de benefícios para os usuários de água. Segundo estudos, os prédios que adotaram o sistema conseguiram reduzir o consumo de água entre 15% e 30%, gerando economia financeira aos moradores e facilitando o pagamento dos investimentos realizados.

Como prevê a Lei Distrital nº 4.383/2009, a Adasa deve ser comunicada dos pedidos de dispensa de hidrometração individualizada, para que sejam apreciados e haja a homologação da justificativa de inviabilidade técnica ou econômica. Atualmente, apenas 139 processos apresentaram suas justificativas e foram homologadas.