Vanessa recebe e retribui apoio ao movimento estudantil

Nos últimos eventos públicos protagonizados pela candidata do PCdoB à Prefeitura de Manaus, Vanessa Grazziotin, manifestações têm mostrado uma clara preferência da classe estudantil pela comunista. Vanessa explicou ao Jornal do Commercio sua popularidade entre os estudantes e aproveitou para se posicionar diante de assuntos polêmicos no Congresso Nacional. Ela afirmou que apoia a greve dos professores federais e defende, no Senado, o repasse de 50% dos royalties do pré-sal para a educação.

Portal Amazonia: Como a senhora enxerga o apoio dos estudantes?
Vanessa Grazziotin: Eu acho que é por uma série de razões e uma delas é pela minha própria história. Eu costumo dizer que o político não é aquele que se tornou político por que ganhou um mandato. Políticos são todos aqueles que atuam coletivamente pelos movimentos populares, juvenis e de mulheres. E eu iniciei minha militância exatamente no movimento estudantil. Talvez por isso eu tenha muita identificação com eles hoje. Caso a gente chegue na prefeitura, se tudo der certo e o povo assim quiser, eles terão a segurança de que poderão contar com uma mulher sensível às políticas para a juventude. Nesse aspecto eu fiquei até muito emocionada em assinar esses três pactos, em especial o pacto que trata da Cidade do Esporte.

Portal Amazonia: Qual a relação entre esportes e educação?
VG: O esporte, já está comprovado, é um dos elementos mais eficientes para dar perspectiva de vida para a juventude, para diminuir a suscetibilidade que as crianças e jovens têm às drogas e à marginalidade. E é a prefeitura que cuida da educação básica. A educação básica pega as crianças ao nascer, na creche, e cuida das crianças até virarem adolescentes. Então se a gente conseguir incluir planos eficientes, programas eficientes, dentro das escolas para acompanhar, não só o crescimento intelectual e educacional, mas também físico e esportivo da criança, quantos talentos a gente pode trabalhar?

Portal Amazonia: E nesse contexto, como a senhora encara a atual greve dos professores federais?
VG: Eu quero dizer que, mesmo sendo da base da presidente Dilma, eu hipoteco meu mais irrestrito apoio e solidariedade. E não estou dizendo isso agora porque sou candidata não. Quando eu ainda nem era candidata à Prefeitura de Manaus eu fui a várias reuniões com eles (professores) e fiz pronunciamento no Senado. Fiz requerimento para levá-los aos ministérios da Educação e do Planejamento, porque se a gente pensa no progresso de uma nação, entendendo progresso não só como desenvolvimento econômico, mas desenvolvimento econômico que sirva ao social e às pessoas, a gente tem que entender que a educação tem que ser prioridade. Hoje, o nível salarial dos professores universitários está muito baixo. As próprias condições do ensino público no Brasil têm que melhorar. E é por isso tudo que eu me “abandeiro” muito da luta por 10% do PIB para a educação e 50% do pré-sal para a educação.

Bandeira de campanha:
“A transparência é um foco, o esporte é outro e a sustentabilidade também. Esses três temas são temas transversais: passam por educação, saúde… Quando a gente fala de esportes a gente fala de obesidade, a gente fala da principal causa que leva à morte, ao óbito, que são as doenças do aparelho circulatório no Brasil e em Manaus também. Nós não podemos atuar na saúde somente de forma curativa, nós temos que atuar de forma preventiva, e o esporte é o melhor de todos os medicamentos.”

Principais projetos:
“Nós temos um elenco de princípios e nós estamos detalhando os nossos programas. Nós já sabemos o que nós queremos pra saúde, já sabemos o que nós queremos para a educação, para a mobilidade urbana, transporte coletivo. A segurança, por exemplo, que não é um assunto do município, mas é um problema para o município. Então nós queremos atuar em parceria com o governo do Estado para proteger melhor as pessoas e trabalhar na prevenção, que a prefeitura tem obrigação de fazer .”

Campanha:
“Vamos utilizar tudo: mídias sociais, televisão, rádio, corpo a corpo, tudo.”

www.portalamazonia.com.br