Diretores da cooperativa da Feira dos Importados denunciados

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou ontem por estelionato e formação de quadrilha 22 integrantes da direção da Cooperativa de Consumo dos Comerciantes da Feira dos Importados (Cooperfim).

O órgão também pede que a cooperativa, responsável pela gestão do tradicional comércio, devolva R$ 23 milhões para reparar os prejuízos sofridos pelos feirantes. Segundo o MPDFT, proprietários de barracas pagam mensalidade do financiamento da área da feira, comprada pela cooperativa, mas não irão receber a escritura do local. A fraude teve início ainda no governo Arruda, quando a área ocupada pela feira foi vendida em licitação.

Os denunciados constituíram a Cooperfim para participar da concorrência com a promessa de que cada feirante receberia a escritura de seu lote. A cooperativa conseguiu comprar o terreno por R$ 47 milhões e tornou-se proprietária única dos lotes que ocupam a feira. "Estava assim consumado o crime de estelionato contra mais de 1,5 mil vítimas, ludibriadas em sua boa-fé", diz o MPDFT na ação.

O órgão também aponta que a cooperativa obteve facilidades indevidas para ganhar a licitação, como a redução do valor da caução exigida. A Cooperfim diz que estuda formas de conceder a escritura individual para os feirantes.