Bomba explode na Síria perto de hotel que abriga missão da ONU

Uma bomba colocada em um caminhão de combustível explodiu nesta quarta (15) em pleno centro de Damasco e deixou três pessoas feridas, provavelmente militares. O atentado aconteceu a menos de 50 metros de um hotel usado por observadores internacionais da Organização das Nações Unidas, mas não atingiu nenhum integrante da missão. O Exército Sírio Livre, um dos braços da oposição na Síria, assumiu a responsabilidade pelo ataque.

O caminhão, que descarregava combustível dentro de uma instalação militar, explodiu, ocasionando estragos em outros três automóveis e danos menores em um edifício do Sindicato de Trabalhadores, que é vizinho à área do atentado.

A poucos metros do local, está o hotel Dama Rose, que abriga a missão de observadores das Nações Unidas na Síria, e o estacionamento de carros desse grupo.

O veículo de transporte do combustível entrou na área, cujo acesso é custodiado por efetivos militares, e  estima-se que a bomba que estava nele foi detonada à distância.

De acordo com informações preliminares, o Exército Sírio Livre queria atingir a sede de um comando militar no qual há reuniões de Exército e do grupo Shabiha (milícia pró-governo). O ataque ocorreu às vésperas das reuniões do Conselho de Segurança da ONU, nos Estados Unidos, e da Organização da Conferência Islâmica (OCI), na Arábia Saudita.

O vice-ministro sírio de Relações Exteriores e Emigrantes, Faisal al-Mekdad, visitou o local da explosão e, à imprensa, afimou que "este atentado terrorista é uma tentativa a mais daqueles que pretendem sujar a imagem cívica da Síria e de seu povo".

Segundo ele, desde o início do trabalho da Missão de Observadores da Síria, o objetivo principal do governo tem sido a sua proteção e até hoje nenhum dos membros ficou ferido durante suas tarefas em território sírio.

"A Síria não se verá afetada por estes ataques terroristas, continuará sua cooperação com as Nações Unidas e fará todo o possível para garantir a proteção da missão da ONU, para que ela exerça a sua função como for necessário", destacou.

Enquanto isso, em momentos posteriores à explosão, um helicóptero sobrevoava zonas dos bairros de Rokn Ad Dien, dando tiros de metralhadoras contra um lugar onde se escondiam remanescentes de grupos armados que tinham escapado de outras zonas da capital.

Confronto

Relatórios de última hora indicam que, na cidade de Alepo, a 350 quilômetros ao norte da capital, prosseguiram pela madrugada as ofensivas das tropas do governo contra os insurgentes. Apenas ao amanhecer disparos e explosões deixaram de ser escutados nos bairros da periferia.

No centro da cidade, no entanto, uma pequena bomba foi detonada perto do cinema Ugarit, ocasionando a morte de quatro pessoas e alguns danos materiais, ainda que a situação tenha se normalizado poucos momentos depois.

Nesta quarta, as forças governamentais destruíram a sede de operações dos grupos terroristas armados na localidade de Al-Tal.

Com agências