SP: Em ato concorrido, Jamil Murad lança candidatura à reeleição

Amigos, militância comunista, lideranças de movimentos sociais e da cultura e os candidatos a prefeito e vice-prefeita de São Paulo, Fernando Haddad e Nádia Campeão, compareceram dia 11, no clube Homs, para o lançamento da candidatura do vereador, reafirmando o prestígio e a força do nome de Jamil.

O ato contou com a presença de cerca de 1.500 pessoas e serviu também para o lançamento de revista que apresenta o balanço de suas ações e as propostas de Jamil para a cidade.

Quando fez uso da palavra, Jamil não escondeu a alegria. “É muito gratificante e muito importante ter cada um de vocês aqui”, salientou..

Falando do cenário político-eleitoral, Jamil destacou: “Vamos virar o jogo em 7 de outubro. Haddad e Nádia têm compromisso histórico com o povo, com os mais necessitados, com a democracia e com a defesa de uma cidade e de um país mais forte e desenvolvido”.

Haddad, por sua vez, lembrou que “as coisas estão melhores da porta para dentro, com Lula e Dilma, mas não estão indo bem da porta para fora e isso é com o prefeito”. O candidato defendeu o Bilhete Único mensal como forma de ampliar o acesso à cultura e ao lazer, além de incentivar o uso do transporte público, contribuindo para a diminuição do trânsito provocado pelos veículos particulares. “Ao invés de ficar enfurnada em casa, a pessoa vai poder aproveitar e se apropriar melhor da nossa cidade.”

O candidato também criticou a área da saúde e defendeu que os Ambulatórios Médicos de Especialidades tenham equipamentos para exames por imagem e centros cirúrgicos. “A pessoa entra com um problema e pode sair curada.” Haddad criticou a gestão atual, dizendo que “aqui eles não gostam de parceria com o governo federal”.

Ele também defendeu o incentivo à instalação de mais empresas na Zona Leste, de maneira que haja maior geração local de emprego, diminuindo a necessidade de os moradores terem de trabalhar em regiões distantes. Por fim, Haddad brincou: “Jamil tem cabelos brancos, mas tem um coração jovem, daqueles que não abdicam da luta nem das convicções da juventude por transformações sociais. Jamil é um exemplo, uma referência de dignidade. Precisamos dele na Câmara de São Paulo”.

A candidata a vice Nádia Campeão afirmou que “São Paulo não pode deixar de reeleger Jamil. Até porque, vamos governar esta cidade e vamos precisar dele na Câmara. Vamos tirar o atraso de São Paulo”. Ela constatou ainda que “temos uma prefeitura acanhada” e que a cidade “não anda no ritmo do Brasil”.

Lideranças

Thobias da Vai-Vai, sambista e intérprete do jingle de Jamil, acompanhado de sua esposa e de sua filha, Elizete Rosa e Raphaela Rosa, autoras da letra, ressaltou que “Jamil é exemplo de político; ele sempre diz que é uma ferramenta a serviço de nosso povo”.

João Ladislau Rosa, diretor de Comunicação do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), lembrou dos anos de luta ao lado de Jamil e destacou: “falta gestão na saúde municipal e Jamil tem lutado para melhorá-la e para garantir os direitos dos médicos e dos pacientes. Temos de reelegê-lo”.

Wagner Gomes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) tratou do prestígio de Jamil junto aos movimentos social e sindical. “Ele tem a admiração de todas as tendências políticas porque está sempre à disposição para a luta dos trabalhadores, mas também para a luta dos bairros, das comunidades. Sua reeleição é uma necessidade para o povo de São Paulo.”

Através de uma mensagem em vídeo, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo – que não pôde comparecer por estar na Olimpíada de Londres – também lembrou a trajetória de Jamil. “Ele é um lutador pelas garantias dos direitos do povo na Câmara. Jamil merece o nosso voto e o nosso apoio.”

Na avaliação do secretário da Articulação da Copa, Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, “Jamil tem exercido com muita dignidade a missão de representar o povo de São Paulo. Ele atua na Câmara olhando para as transformações necessárias para a nossa cidade e para o nosso país”.

Representando a Federação Árabe-Palestina do Brasil, Emir Mourad destacou o caráter internacionalista de Jamil: “É um amigo do povo brasileiro, mas também dos árabes e em especial dos palestinos, e tem sido um importante defensor da autodeterminação dos povos”.

Wildner Rocha, o Pulguinha, da direção da Gaviões da Fiel, também deixou seu apoio: “Estamos juntos, amarrados e misturados. Você, Jamil, tem um grande histórico de lutas. Vamos buscar o voto em cada lugar, mostrando o quanto você é bom para São Paulo”.

Padre Emerson, do Cangaíba, ressaltou que “Jamil não confunde autoridade com autoritarismo. Ele tem a autoridade advinda dos votos e a exerce voltado para o povo, para a vida”. Dalmo Ribas, responsável pela filiação de Jamil ao PCdoB em 1968, representou entidades de umbanda e candomblé da cidade e colocou: “nosso axé está com Jamil”.

Com informações da Sucursal do Vermelho em São Paulo