Motoristas estão mais conscientes e multas de trânsito diminuem

No balanço semestral de multas deste ano, as cinco infrações de trânsito mais comuns do ranking no Distrito Federal continuam sendo o excesso de velocidade, avanço de semáforos, estacionamento irregular, falta de uso do cinto de segurança e uso de celular ao volante.

No primeiro semestre de 2012, essas infrações juntas somaram 680.455 multas. O número assusta, mas diminuiu quando comparado ao ano passado. Em 2011, as cinco causas somavam 826.754 autuações.

Segundo o gerente de Policiamento e Fiscalização do Departamento de Trânsito (Detran), Nelson Leite, a queda é resultado do impacto causado pela intensa fiscalização. “Estamos de olho, seja por meio eletrônico, seja de forma presencial. E isso acabou surtindo efeito”, explica.

Nelson diz que um dos motivos para que os motoristas estejam tirando o pé do acelerador é o receio de receber uma multa. “Nossa estratégia está dando certo. Eles dirigem em menor velocidade e isso diminui os acidentes fatais. Pesa no bolso, claro, mas acaba mudando o comportamento do condutor também”, agrega ele. E completa: “As campanhas educativas realizadas pelo Detran desde o ano passado também motivam este resultado. Sentimos que a população tem respeitado mais as leis de trânsito. E isso é muito válido”, acredita.