Bahia tem 47 prefeitos que tentam reeleição

Em toda a Bahia, 861 dos mais de 35 mil postulantes que disputam as eleições municipais desse ano tentam a reeleição. São 47 candidatos a prefeito, 36 a vice e 778 vereadores que buscam a permanência nas atividades públicas, de acordo com um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos prefeituráveis, oito são do Partido Comunista.

Os municípios em que o PCdoB tenta a reeleição são Heliópilis (Waltinho Rosário); Prado (João Amaral – Jonga); Urandi (Zé Cardoso); Ibicoara (Sandra Vidal); Capela do Alto Alegre (Dr. Ney Novato); Itacaré (Antônio de Anísio); Rodelas (Emanuel Ferreira); e Juazeiro (Isaac Carvalho).

O candidato Dr. Ney Novato, de Capela do Alto Alegre, no nordeste do estado, disputa e defende a reeleição porque, segundo ele, quatro anos é pouco tempo, principalmente, quando se pretende mudar a forma de gestão. Ter mais um mandato, para ele, significaria aprofundar as mudanças propostas feitas em 2008.

“Nós conseguimos reestruturar a administração municipal e fortalecer a infraestrutura e a pecuária local. Trabalhamos na captação de muitas obras importantes que necessitariam de mais tempo, como a construção de um fórum e um colégio estadual. Em quatro anos é impossível”, explica o comunista.

Em Juazeiro, Issac Carvalho usa um indicativo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado no ano passado, que destaca o município como um dos principais crescimentos do PIB (Produto Interno Bruto) da região do Vale do São Francisco, para defender a reeleição. “Os indicativos demonstram, de fato, que Juazeiro está evoluindo. Vamos continuar trabalhando porque entendemos que ainda há muito a ser feito”, argumenta.

Para o candidato, continuar por mais quatro anos significa consolidar um plano que está, segundo ele, retirando Juazeiro da estagnação. “Hoje, temos projetos e podemos fazer um comparativo de ações concretas, algumas que já foram entregues, outras que estão em obras e as que já estão para ser iniciadas e com recursos aprovados. Esse é o nosso desafio e por isso criamos o slogan ‘Pra Juazeiro seguir em frente’ ”.

O presidente do Diretório Estadual do PCdoB, Daniel Almeida, aposta em todas as oito candidaturas à reeleição e explica que o partido tem dado prioridade a esses municípios. “Ter esses nomes novamente disputando essas prefeituras significa a confirmação do trabalho realizado e reelegê-los significa uma revalidação. A nossa expectativa é de êxito nas urnas de todas essas cidades”, afirma.

As eleições 2012 iniciam no dia sete de outubro, com a votação em primeiro turno, e encerram no dia 28, apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores que terão segundo turno. Os baianos deverão eleger 416 prefeitos e vices e 4.527 vereadores, em todo o estado.

De Salvador,
Erikson Walla