China repara trecho da Grande Muralha que caiu após tempestades

A China começou a reparar um trecho da Grande Muralha na Província de Hebei, norte do país, que caiu após dias de chuvas contínuas. O acidente ocorreu na segunda-feira (6) quando fortes correntes de água das montanhas derrubaram o trecho Dajingmen da Grande Muralha em Zhangjiakou.

Desmoronamento na muralha da China

Os especialistas concluíram a limpeza do trecho de 36 metros de extensão e reforçaram outras seções soltas para evitar mais desmoronamentos. Também foram detectadas fissuras em outras partes da muralha próximas ao trecho que desabou. Os profissionais em proteção de relíquias culturais estão elaborando planos para reparar as áreas danificadas.

O trecho Dajingmen da Grande Muralha foi construído durante a Dinastia Ming (1368-1644) e sofreu anos de erosão, o que também contribuiu para o desmoronamento, comentaram os especialistas. Os desastres naturais também ameaçam os patrimônios culturais no país, segundo um comunicado separado divulgado na quinta-feira (9) pela Administração Estatal de Patrimônio Cultural.

Um local de armazenagem do Museu Nacional em Beijing e um salão de exibição do museu provincial de Gansu, no oeste da China, foram afetados pelas recentes tempestades que danificaram oito peças de valiosas relíquias culturais, mencionou a administração, que emitiu uma circular pedindo que as autoridades locais realizem inspeções em unidades de patrimônio cultural, museus e armazenagens afiliadas, com o fim de garantir a segurança do pessoal e dos patrimônios.

Fonte: Agência Xinhua