ONU e Liga Árabe indicam argelino como negociador na Síria

A Organização das Nações Unidas (ONU) e Liga Árabe preparam o anúncio do nome do novo emissário à Síria em substituição a Kofi Annan, que renunciou ao cargo no último dia 2.

O escolhido deve ser o argelino Lakhdar Brahimi, de 78 anos, ex-ministro das Relações Exteriores da Argélia e principal negociador do fim da guerra civil no Líbano. Annan renunciou após ver fracassar as negociações para um plano de paz na Síria.

Brahimi terá como principal missão negociar o fim da onda de violência na Síria. Há 17 meses, a Síria vive sob um clima de confrontos. Integrantes do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, e da oposição se enfrentam nas principais cidades do país. A oposição exige a renúncia de Assad e desencadeou uma luta terrorista, contando com armas e mercenários vindos do exterior.

As potências imperialistas ocidentais estão fazendo pressões para que o Conselho de Segurança da ONU imponha sanções à Síria. Mas a China e a Rússia têm vetado essa alternativa, propondo o diálogo e soluções políticas. Por seu turno, o Irã está desenvolvendo intensa atividade diplomática em busca de uma solução pacífica para a crise síria.

Com agências