Greve da UnB preocupa estudantes

Preocupação. Este é o sentimento entre os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) que estão sem aulas desde maio, quando teve início a greve dos professores.

Greve da UNB preocupa estudantes

O calendário escolar está suspenso e não há qualquer previsão de acordo, uma vez que o Governo Federal suspendeu as negociações. Para quem depende do diploma para dar andamento aos projetos ou mesmo para aqueles que gostariam de planejar suas férias, a indefinição acaba se tornando um transtorno.

Estudante do último semestre de Geografia, Elton Dantas, 23 anos, conta que o impasse sobre o fim da greve vai atrasá-lo em um ano no processo de seleção do mestrado. Mesmo o curso tendo oito semestres, terá de cursar mais um para, enfim, terminá-lo. “O mestrado é em novembro. Fico triste com isso, mas não posso fazer nada. Já me conformei. Agora, é aguardar mais um ano”, lamenta o estudante.

Quem também reclama da indefinição é a aluna do sétimo semestre de Ciências Naturais Júlia Veigas, 23 anos. Para ela, o pior é não encerrar o curso em 2013, conforme o previsto. “O meu maior anseio é por conta da formatura. Todos temos planos e vai atrasar bastante. Neste ano concluí somente duas disciplinas”, reclama.

Para Rafaela Garcia, 20 anos, por sua vez, está difícil controlar a ansiedade. Ela vai cursar Comunicação Social na UnB e não vê a hora de começar as aulas. “Eu torço para que a greve acabe logo para que eu possa estudar. É meu sonho, que está prestes a ser realizado”, afirma.

Próximos passos

A Assessoria de Comunicação da UnB informou que não há previsão para o fim da paralisação. Quando a greve terminar haverá uma reunião com o Conselho Universitário para definir os próximos passos.

Apesar da greve, alguns alunos continuam frequentando a universidade e assistindo algumas aulas mesmo com o calendário suspenso. Há professores passando conteúdo programático sem valer presença. Neste caso não há qualquer garantia que estas aulas serão validadas, já que há a possibilidade de eles reverem este mesmo conteúdo aplicado quando as aulas recomeçarem.
Quanto aos calouros, a UnB informou que os registros estão garantidos para os candidatos aprovados no segundo vestibular de 2012. As matrículas nas disciplinas do segundo semestre deste ano serão feitas de acordo com o novo calendário de atividades acadêmicas, que será lançado assim que chegar ao fim.

Paridade

Em meio à greve, a universidade passa por um processo eleitoral, bastante conturbado, para escolha do novo reitor. Em debate está a forma como se dará a eleição. Esta semana, foi derrubada na Justiça uma liminar concedida à Associação de Docentes (ADUnB), que determinava a realização de consulta formal para escolha do dirigente máximo da instituição e com peso de 70% para o voto dos docentes.

Com a decisão, do juiz federal Marcelo Dolzany da Costa, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, permanece a deliberação do Conselho Universitário (Consuni) de 1º de junho deste ano para escolha do reitor: repetir o modelo adotado em 2008, ou seja, consulta informal à comunidade acadêmica e baseada no modelo paritário de votos entre professores, funcionários técnicos e estudantes.